Segunda, 25 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,12

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Dr. Paiva será oficializado hoje como candidato a prefeito de Cubatão

O ex-secretário municipal de Saúde terá com vice o ex-vereador Professor Welinghton (PL)

Sandro Thadeu

25/07/2024 - quinta às 01h30

Nova tentativa
O médico e ex-secretário municipal de Saúde Paiva Magalhães, o Dr. Paiva, será confirmado hoje como candidato a prefeito de Cubatão pelo PL. A convenção municipal do partido ocorrerá a partir das 19 horas, no Esporte Clube Jardim Casqueiro (Avenida Brasil, 296). Essa será a segunda vez que ele concorrerá ao Executivo. Em 2008, ficou em segundo lugar na disputa pela Administração Municipal. 

Experiência garantida
O vice da chapa será o Professor Welinghton. Aposentado da rede municipal de ensino, o docente já ocupou cargos na Secretaria Municipal de Educação e possui experiência na área de esportes. Ele também foi vereador na Cidade entre 2005 e 2008, quando militava no PT. 

Máquina mais enxuta
Servidor público municipal aposentado, Paiva tem defendido a realização de uma reforma administrativa para reduzir o número de secretarias e de cargos comissionados na Prefeitura. O pré-candidato ao Executivo pelo PL também tem enfatizado a importância de valorizar o funcionalismo. 

Reparação histórica
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania realizará sessão plenária hoje, a partir das 14 horas. Um dos itens da pauta é o julgamento do pedido de reparação aos imigrantes japoneses e seus descendentes, devido à repressão e perseguição política cometidas pelo governo brasileiro durante e após a Segunda Guerra Mundial. 

Triste lembrança
O ex-prefeito de São Vicente e ex-deputado federal Koyu Iha estará em Brasília para acompanhar esse momento decisivo para toda a comunidade nipo-brasileira. O ex-parlamentar revelou à coluna que, no dia 8 de julho de 1943, cerca de 700 famílias de japoneses foram obrigadas a deixar a cidade de Santos em 24 horas por determinação do então presidente Getúlio Vargas, pois a costa litorânea do País passou a ser considerada área de segurança nacional. 

Resgate histórico
O presidente da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai, afirmou que, em 2018, quando a entidade recuperou a sede que fora confiscada pelo Governo Federal, na década de 1940, a instituição recebeu da família Yanaguizawa uma cópia da lista das famílias que tiveram de deixar a Cidade. A maioria dos imigrantes era da província de Okinawa. Essa relação deu origem ao documentário "Okinawa Santos", que retrata aquele momento.

Para nunca mais esquecer
"A diretoria da Associação Japonesa atual tem oportunidade de resgatar fatos históricos. A devolução do imóvel confiscado em 2018 e, agora, a oportunidade de retratação dos atos discriminatórias não apagam a história, mas representam uma demonstração de reconhecimento pelos atos de injustiça contra os inocentes", ressaltou Nakai. 

Cara nova
A Rua Guedes Coelho, na Encruzilhada, em Santos, passará por melhorias em breve. O anúncio foi feito pelo vereador Adilson Junior (PP), durante reunião realizada com moradores do Conjunto Residencial Ana Costa, na noite da última terça-feira. O início dessas obras foi assegurado graças à destinação de uma emenda parlamentar de sua autoria. 

Avanço gradual
Os passeios serão substituídos e adequados ao padrão Calçada para Todos, desenvolvido pela Prefeitura. Inicialmente, essas intervenções serão feitas no trecho da via que fica entre as ruas Júlio Conceição e Comendador Martins, mas a ideia é que elas avancem, de forma gradual, por toda a extensão da Guedes Coelho. 

Pedido da comunidade
O prefeito regional da Zona da Orla/Intermediária, Rodrigo Câmara da Paixão, também participou dessa atividade com as famílias do conjunto habitacional e ouviu alguns pedidos, como a instalação de uma rotatória no cruzamento da via com a Rua Pérsio de Queiróz Filho. Na manhã do dia seguinte, ocorreu naquele ponto uma colisão entre dois veículos, sendo que um deles capotou.

Homenagem
Na noite da última segunda-feira, a deputada estadual Solange Freitas (União) recebeu o título de Cidadã Praiagrandense. Essa homenagem da Câmara foi proposta pelo vereador Marcos Jabá (União), que enalteceu o empenho da parlamentar em ajudar a população do Município e de outras cidades da Baixada Santista. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Paulo Corrêa Jr. cobra maior fiscalização de caminhões na Rodovia dos Imigrantes

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

LEIA A COLUNA

Sincronismo dos semáforos de Santos estão em fase final de ajustes

2
Entre em nosso grupo