Domingo, 24 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Candidatos a prefeito de Santos trocam farpas no debate da TV Santa Cecília

Rosana Valle (PL) teve embates com Rogério Santos (Republicanos) e voltou a se estranhar com Nando Pinheiro (Avante). Telma de Souza (PT) não foi provocada pelos adversários

Sandro Thadeu

03/10/2024 - quinta às 03h00

Ânimos exaltados
A menos de 100 horas do primeiro turno das eleições municipais deste ano, é natural que o clima esquente entre os candidatos à Prefeitura de Santos. A troca de provocações entre os concorrentes ao Executivo marcou o debate promovido pela TV Santa Cecília, na noite de ontem. Novamente, a deputada federal Rosana Valle (PL) e o empresário e comunicador Nando Pinheiro (Avante) voltaram a trocar farpas. 

Sem propostas
No segundo bloco do programa, a parlamentar insinuou que o adversário "estava ali para cumprir um papel, um papelzinho muito feio, servindo de para-choque para outro candidato". Em outro momento, ela mencionou que Nando iniciava os debates como um leão, mas saía "como um ratinho, porque as pessoas sabem que você não tem propostas". 

Força animal
Ao fazer um comentário sobre moradores em situação de rua, o integrante do Avante pediu atenção desse público e citou que, obviamente, essas pessoas não estavam assistindo à televisão. Rosana não conseguiu segurar a risada, deixando Nando incomodado. Posteriormente, em resposta à integrante do PL, ele foi enfático ao dizer que será "esse ratinho que vai fazer você perder a eleição". 

He-Man
Desde o início do debate, Nando fez questão de exibir uma miniatura do He-Man, icônico personagem de um desenho animado dos anos 1980. No primeiro debate promovido pela TV Santa Cecília, no último dia 17, Rosana disse que o concorrente estava parecendo o dublador do príncipe Adam (alter ego de He-Man). 

Ação e reação
Rosana manteve a postura bastante crítica em relação à atual gestão. Ao questionar Rogério Santos (Republicanos), que disputa à reeleição, a deputada afirmou que "estava vendo muita mentira" na propaganda eleitoral dele. O chefe do Executivo rebateu a adversária ao mencionar que fala a verdade e lembrou que a parlamentar já "foi condenada por fake news".

Passou o pito
Os convidados dos prefeituráveis que estavam no estúdio também deram trabalho. O mediador Irineu Alves chamou a atenção das pessoas em ao menos três oportunidades. "Eu acho que os candidatos estão mais civilizados hoje do que a plateia", ressaltou ele, durante a paralisação feita no quarto bloco. 

Passou ilesa
A vereadora Telma de Souza (PT) não foi provocada pelos adversários. A petista aproveitou o tempo para relembrar que teve uma gestão bem avaliada como prefeita entre 1989 e 1992 e que o Município precisa ter um projeto solidário e democrático para desenvolver todas as áreas da Cidade. Se eleita, ela garantiu que vai viabilizar a tarifa zero no transporte coletivo municipal e ter um olhar especial para os efeitos relacionados às mudanças climáticas.

Vai que cola
Durante o intervalo que antecedeu o bloco final do debate, um dos integrantes da equipe da organização do evento relembrou aos candidatos que era o momento de pedir votos. Telma, não perdendo a chance, declarou que queria o voto dele, provocando risadas no estúdio.

Derrota no Legislativo
Por 8 votos a 0, a Câmara de Itanhaém seguiu ontem o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) e rejeitou as contas de 2019 do então prefeito e candidato ao Executivo pelo PL, Marco Aurélio Gomes. Os vereadores Lucas Abassi (Pode) e Fábio Bibão (PL) não participaram da sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Professor Fernando (PSD). 

Contestação
Marco Aurélio disse que esse posicionamento do Legislativo não vai mudar o pleito deste ano e classificou a manobra realizada às vésperas da eleição como uma tentativa orquestrada do Governo Cervantes para confundir os eleitores. "Vamos ingressar com uma ação anulatória, pois não houve citação válida que garantisse meu direito à defesa, o que invalida essa atitude malfadada da Mesa Diretora da Câmara", explicou.

Segue o líder
O ex-prefeito disse que, apesar dos ataques dos adversários, está liderando as pesquisas de intenção de voto para o Executivo. "Sou o candidato a prefeito mais abraçado desta eleição, o mais cumprimentado, o mais solicitado para selfies. Isso vem tirando o sono dos membros da Mesa Diretora da Câmara, que não aceitam minha grande popularidade", desabafou.

Caminho livre
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou ontem o pedido apresentado pela coligação Mongaguá Sempre em Frente, liderada pelo prefeiturável Rafael Redó (Republicanos), e manteve o deferimento do registro de candidatura de Rodrigo Casa Branca (União) ao Executivo.

Confiança na vitória
"A gente provou mais uma vez que, com a verdade, a gente vai chegar até o final desta eleição. Com certeza, a população vai se atentar e vai ver quem é a melhor opção para governar Mongaguá. Estamos no caminho certo", destacou Casa Branca.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Futuro da pesca de São Paulo será discutido amanhã na Alesp

LEIA A COLUNA

Sincronismo dos semáforos de Santos estão em fase final de ajustes

LEIA A COLUNA

Policiais e GCMs aposentados podem reforçar as equipes do CCO de Santos

2
Entre em nosso grupo