Segunda, 09 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,16

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Candidatos a prefeito de Guarujá repudiam declaração de presidente nacional do PL

No último sábado, Valdemar Costa Neto esteve em Santos. Depois de elogiar o nível das pessoas que moram na cidade, ele desqualificou o eleitorado da Pérola do Atlântico

Sandro Thadeu

06/08/2024 - terça às 02h30

Revolta geral
No último sábado, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, participou da convenção do partido, em Santos, onde a deputada federal Rosana Valle foi homologada como candidata ao Executivo. Durante o discurso, o dirigente partidário elogiou o eleitorado esclarecido do Município, afirmando que "você vai a qualquer lugar em Santos e vê o nível das pessoas", mas "chega no Guarujá, é uma tristeza". A declaração gerou uma onda de reações entre os candidatos à Prefeitura da Pérola do Atlântico. 

Medir é comparar
Diante dessa afirmação do cacique do PL, Sidnei Aranha (PCdoB) espera que os eleitores da Cidade não votem em candidatos desta sigla de direita. "O então presidente Jair Bolsonaro, liderança máxima do PL, teve oportunidade de trazer o desenvolvimento para a Ilha de Santo Amaro, assim como o presidente Lula está fazendo agora com o túnel submerso e a ampliação da Avenida Perimetral. No entanto, preferiu apenas passear de moto e jet-ski por aqui, ao invés de trabalhar, de fato, para combater a desigualdade social", desabafou.

Fala preconceituosa
O Novo, que terá como candidato ao Executivo o empresário Claudio Fernando, emitiu uma nota de repúdio contra Costa Neto pelo comentário desrespeitoso e inaceitável, apontando que tais atitudes apenas contribuem para a divisão e o preconceito. "Não podemos esperar nada diferente de alguém que já foi preso e que escolhe como candidato a prefeito no Guarujá uma pessoa cheia de processos. A política deve ser um espaço para servir ao povo e não para perpetuar injustiças e desrespeito.".

Ingratidão
Coronel Rogério (PRTB) reforçou que a maior parte da população de Guarujá é composta por pessoas dedicadas e trabalhadoras. "Ele deveria ser grato a nós, eleitores de Guarujá, que ajudamos a eleger nosso presidente Bolsonaro, em 2018, com 67% dos votos e o colocamos em primeiro na Cidade, em 2022, com 56,5% dos votos. Quem deixou esse caos em Guarujá foram os políticos de carreira, inclusive alguns do próprio PL", ressaltou.

Caindo a máscara
Para José Manoel Ferreira Gonçalves (PSOL), o presidente nacional do PL não tem a menor qualificação para comentar sobre Guarujá e sua população. "Foi uma declaração infeliz que mostra o que o Partido Liberal defende. A política precisa ser feita com elegância, respeito e generosidade. Infelizmente, essas são qualidades inexistentes nesse cidadão", frisou.

Desrespeito ao povo
Marcelo Pepe (PSB) considera que a fala de Costa Neto foi separatista e preconceituosa, tornando essa situação ainda mais vergonhosa ao ver um representante da política confundir o direito de expressão com ofensas ao cidadão guarujaense. "É exatamente contra isso, e contra a postura do PL, que nossa candidatura e o PSB vão lutar incansavelmente. Queremos que a população de Guarujá seja respeitada. Aqui tem trabalhadoras e trabalhadores, mulheres e homens honrados que merecem respeito”, explicou.

Sem noção da realidade
Thaís Margarido (União) classificou a declaração do dirigente do PL como "extremamente infeliz, para não dizer preconceituosa". "Isso demonstra que ele minimamente não conhece a Cidade. Eu, que nasci aqui, não consigo ficar calada. Guarujá tem muita gente trabalhadora, honesta e esclarecida que vai provar isso nas urnas", reiterou.

Sem respostas
A coluna procurou o candidato do PL à Prefeitura de Guarujá, Tenente Nicolaci, mas não obteve retorno. Outros dois concorrentes ao Executivo também não se posicionaram: Raphael Vitiello (PP) não enviou respostas, enquanto Farid Madi (Pode) preferiu não se manifestar. 

Em cima da hora
A poucas horas do prazo final para a realização das convenções partidárias, o administrador e ex-vereador de Cubatão, Toninho Vieira (PP), teve a candidatura a prefeito confirmada pelo partido, na noite de ontem. O Solidariedade também fará parte da coligação. 

Fim do segredo
Após muitas especulações e mistério, o vice de Toninho foi revelado durante o evento de ontem. Trata-se de Joaquim Amaro Dantas, conhecido como Joaquim da Santista (PP), apelido que ganhou por ter sido funcionário da Cia. Santista de Papel. Em 2016, ele também concorreu a esse cargo pelo Solidariedade na chapa liderada pelo advogado Dinho Heliodoro.

Cara nova
Empresário do ramo da construção civil, Danilo Sugoi será candidato à Prefeitura de Praia Grande pelo Mobiliza (antigo PMN). O nome dele foi referendado durante a convenção do partido realizada no último sábado. Esta será a primeira vez que ele concorrerá a um cargo público. "Já passou da hora de restabelecer uma relação mais próxima entre o poder público e a nossa comunidade. Por muito tempo, essa conexão foi perdendo força, criando uma distância que precisamos superar urgentemente", disse.

Experiência legislativa
O vice da chapa será o vereador Rodrigo Rosário dos Santos (Mobiliza), atual presidente da Escola do Legislativo da Câmara. Ex-diretor social da Associação de Melhoramentos do Jardim Melvi, o parlamentar se licenciou do Parlamento entre maio do ano passado e março deste ano para trabalhar no Núcleo de Avaliação Estratégica da Assembleia Legislativa. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CIDADES

APM realizará em novembro encontro de prefeitas e prefeitos eleitos

LEIA A COLUNA

Van da campanha da Pepe da City é incendiada no Jardim Conceiçãozinha

LEIA A COLUNA

Carta-compromisso: entidades definem pautas prioritárias para a sociedade civil

2
Entre em nosso grupo