LEIA A COLUNA
A vereadora Débora Camilo (PSOL) foi a responsável por elaborar essa solicitação
Sandro Thadeu
21/03/2025 - sexta às 03h00
Pedido negado
Por 14 votos a 6, a Câmara de Santos rejeitou ontem o pedido da vereadora Débora Camilo (PSOL) para convocar o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Elias Júnior, para responder aos questionamentos sobre problemas verificados em alguns serviços e equipamentos públicos ligados ao setor.
Oposição (quase) unida
Além da integrante do PSOL, cinco dos seis integrantes da Oposição acompanharam o posicionamento dela: Allison Sales (PL), Chico Nogueira (PT), Marcos Caseiro (PT), Rui De Rosis Jr. (PL) e Sérgio Santana (PL). Fábio Duarte (PL) foi o único do grupo que votou pela derrubada do requerimento de Débora.
Tentativa frustrada
Durante a discussão sobre esse item da ordem do dia, alguns parlamentares, como o decano Benedito Furtado (PSB), sugeriram que o pedido de convocação fosse transformado em um convite por "uma questão de delicadeza", como normalmente ocorre nessas situações. O líder do Governo, Cacá Teixeira (PSDB), já havia assegurado que o titular da pasta iria até o Legislativo até a quarta-feira da próxima semana para conversar com os integrantes da Casa de Leis. No entanto, a sugestão não foi aceita pela vereadora.
Sincerona
Débora reforçou que a convocação é um mecanismo previsto no Regimento Interno e afirmou que quem se melindra com esse tipo de questão não deveria ocupar uma função no primeiro escalão da Administração Municipal. "Entendendo o posicionamento do Furtado, mas eu não tenho nenhum compromisso de ser agradável com qualquer pessoa. Meu compromisso é justamente fazer o meu trabalho enquanto vereadora", justificou.
Chance de ouro
Elias Júnior estará na Câmara no próximo dia 2, às 19 horas, para participar da audiência pública convocada pelo parlamentar Sérgio Santana (PL) para tratar dos impactos, intervenções, desafios e possibilidades relacionadas a pessoas em situação de rua. Será uma ótima oportunidade para os legisladores indagá-lo sobre essa e outras temáticas.
De olho no Executivo
O vereador de Mongaguá Renatinho da Saúde (Novo) é mais um nome que manifestou o interesse em disputar a Prefeitura na eleição suplementar. No pleito do ano passado, a legenda apoiou a candidatura ao Executivo de Rafael Redó (Republicanos), que também pretende concorrer novamente.
Mais um na lista
O parlamentar é o oitavo nome que revelou a intenção de entrar na disputa pela Administração Municipal. Conforme revelado na coluna de ontem, além de Renatinho e Redó, os seis nomes que manifestaram o desejo de disputar o comando da Cidade são os seguintes: Cristina Wiazowski (PP), Júlio da Imobiliária (PDT), Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), Luiz Moura (MDB), Márcia das Dores Silva (PMB) e Rodrigo Casa Branca (União).
Caminho traçado
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), anunciou ontem que pretende transformar o Parque Ecológico Voturuá (antigo Horto Municipal) em um parque público gratuito, com atividades de educação ambiental para crianças, nos mesmos moldes do Mundo da Criança, de Jundiaí. Esse importante espaço de lazer vicentino está fechado por recomendação da Defesa Civil desde março de 2020, quando uma forte chuva provocou um deslizamento de terra no local.
Passando o chapéu
Amado esteve ontem pela manhã em Jundiaí, a convite do gestor municipal, Gustavo Martinelli (União), para conhecer melhor o parque infantil. "Já temos o conceito. Este vai ser o projeto! E a partir de agora vamos buscar os caminhos para tirar do papel", ressaltou ele, que iniciou um diálogo com a Sabesp para ajudar nessa proposta. O prefeito revelou que já conseguiu R$ 1,5 milhão em recursos, oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Alexandre Leite (União), fruto de uma articulação da parlamentar estadual Solange Freitas (União).
Segredo revelado
Em sessão secreta realizada no último dia 11, o Legislativo de Cubatão aprovou a concessão do título de Cidadão Cubatense ao delegado da Polícia Civil aposentado e ex-secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Wanderley Mange de Oliveira. A informação foi divulgada na edição de ontem do Diário Oficial do Município.
Deixe a sua opinião
ver todos