Sábado, 26 de Abril de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,49

Santos

22ºC

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos rejeita novo pedido de convocação da secretária de Segurança

Solicitação do vereador Rui De Rosis Júnior (PL) recebeu 12 votos contrários e 6 favoráveis

Sandro Thadeu

25/04/2025 - sexta às 02h40

Tentativa frustrada
Por 12 votos a 6, a Câmara de Santos rejeitou, na sessão de ontem, um novo pedido de convocação da secretária municipal de Segurança, a delegada da Polícia Civil Raquel Gallinati, para responder questionamentos sobre a suposta utilização de veículos oficiais para fins pessoais. A solicitação partiu do líder da Oposição no Legislativo, Rui De Rosis Júnior (PL).

Vale a pena ver de novo?
No último dia 9, uma solicitação semelhante, apresentada por Allison Sales (PL), já havia sido reprovada. Assim como na ocasião anterior, a sugestão da base governista para transformar a convocação em convite foi recusada pelo autor. Mais uma vez, o tema consumiu tempo significativo nessa discussão: 1 hora e 16 minutos (das 18h14 às 19h30).

Super sincero
O líder do Governo na Câmara, Cacá Teixeira (PSDB), reconheceu que os vereadores estão passando por "algumas indisposições" em razão das atitudes da titular da pasta. "Tive um contato com ela pela primeira vez somente anteontem (terça-feira) e a experiência para mim não foi boa", admitiu. Na semana passada, o Parlamento divulgou uma nota oficial para repudiar os supostos comentários depreciativos de Raquel aos integrantes do Legislativo que foram exibidos em um vídeo divulgado por De Rosis Júnior, no último dia 14. 

Outra versão
Naquela ocasião, a secretária informou à coluna que não se lembrava de ter feito algum comentário ofensivo aos integrantes da Casa de Leis. Durante a sessão de ontem, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PSD) leu um posicionamento oficial dela sobre o caso. "Venho a público afirmar, de forma categórica, que é absolutamente inverídico o conteúdo atribuído à minha fala - uma tentativa clara de manipulação dos fatos com fins políticos e pessoais. A narrativa construída distorce a realidade para gerar desgaste institucional", justificou.

Pronta para o diálogo
Apesar das críticas, a representante do Executivo reiterou que tem admiração e respeito aos parlamentares e relembrou que é a primeira suplente do PL na Assembleia Legislativa. "Por isso, acredito na importância da representação do povo, dentro do processo democrático. Seguimos firmes, com respeito à população e ao Legislativo municipal e à disposição do diálogo com esta Casa", destacou.

Tudo na mesma
Mesmo diante da insatisfação de parte dos vereadores, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) revelou ontem que manterá a delegada à frente da Secretaria Municipal de Segurança. 

Transparência total
A vereadora de Praia Grande Renata Zabeu (PSD) solicitou ao Executivo a listagem completa das emendas parlamentares recebidas pelo Município de 2020 a 2024. O pedido inclui informações sobre os nomes dos autores, valores destinados, finalidade dos recursos e status da execução das obras/compras previstas.

Rastreando o dinheiro
"A transparência na gestão pública é essencial para garantir o controle social, possibilitando que a população e os órgãos fiscalizadores acompanhem a correta destinação dos recursos. O acesso a informações detalhadas permite maior clareza sobre a aplicação do dinheiro público, promovendo a eficiência e evitando eventuais desvios", justificou Renata. 

Momento ideal
O PV de Guarujá anunciou ontem que apresentará uma solicitação formal à Prefeitura para que sejam realizados estudos técnicos para viabilizar a implantação da tarifa zero no  Município. Na avaliação do presidente da sigla na Cidade, Ramiro Máximo, esse é o momento ideal para analisar essa mudança, já que o Executivo decretou intervenção na City Transportes, que opera a frota municipal.

Direito de todos
"A tarifa zero representa um avanço importante no direito à mobilidade urbana e na construção de uma cidade mais justa para todos. Guarujá merece um transporte público digno, eficiente e que atenda à população com qualidade", destacou o dirigente da sigla.

Homenagem
Na noite de ontem, o deputado estadual Rafael Saraiva (União) recebeu o título de Cidadão Honorário da Câmara de Peruíbe. O evento ocorreu na sede do Legislativo. A proposta de homenageá-lo é de autoria da vereadora Daniela Teles (PSDB).

Reconhecimento
O prefeito Felipe Bernardo (PSD) fez questão de participar da solenidade para prestigiar o parlamentar, que é um ativista na defesa e proteção dos animais. No início deste ano, quando a Cidade ficou parcialmente alagada por causa das fortes chuvas, Saraiva esteve em Peruíbe com a equipe dele para prestar apoio às famílias atingidas.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça Eleitoral rejeita pedido para anular o resultado da eleição em Peruíbe

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prefeitura de Guarujá interdita obra da MRS Logística em Vicente de Carvalho

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Relançamento do Viva o Bairro gera incômodo entre os vereadores de Santos

2
Entre em nosso grupo