Sábado, 23 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,04

Santos

21ºC

LEIA A COLUNA

Câmara de Guarujá analisará hoje as contas de 2019 e de 2020 de Suman

Se o Legislativo rejeitá-las, o prefeito poderá ficar inelegível por oito anos

Sandro Thadeu

12/11/2024 - terça às 01h30

Dia D
A Câmara de Guarujá deverá julgar hoje as contas do prefeito Valter Suman (PSDB) referentes aos anos de 2019 e de 2020. A sessão terá início às 15 horas. Esses itens seriam apreciados pela Casa na última semana, mas essa análise foi adiada a pedido do líder do Governo no Legislativo, Mário Lucio da Conceição (Cidadania).

Possibilidades
O chefe do Executivo que tem as contas rejeitadas pelo Parlamento pode ficar inelegível, caso seja verificada uma irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa. O atual gestor somente sofrerá um revés se dois terços dos vereadores (12 parlamentares) decidirem pela reprovação. Conforme apurado pela coluna, espera-se que a maioria dos legisladores tenha um posicionamento favorável ao tucano. 

Persistência
Assim como na semana passada, o presidente da Associação Guarujá Viva (Água Viva), José Manoel Ferreira Gonçalves, teve negado pela Câmara o pedido para se manifestar em plenário durante a sessão de julgamento de contas de Suman, sob a justificativa que esse tipo de atividade possui um rito específico. O representante da instituição já solicitou ao Legislativo a utilização da tribuna na sessão da próxima semana. 

Espírito republicano
O prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça (Republicanos), e o chefe do Executivo eleito, Paulinho Wiazowski (PP), estiveram reunidos ontem para dar início ao processo de transição de governo. Essa é a primeira vez que esse tipo de medida será adotada na história do Município.

Respeito à democracia
O atual gestor deverá indicar nos próximos dias duas ou três pessoas do governo para começar a troca de informações com os indicados da equipe do sucessor. “Com a escolha da população e após a decisão da Justiça Eleitoral, torço para que Mongaguá tenha uma boa Administração. Sempre nos preocupamos com a Cidade, nunca com questões partidárias. É uma questão democrática, que respeitamos”, destacou.

Exemplo positivo
Paulinho também elogiou a postura do chefe do Executivo, mencionando esse gesto como fundamental para o novo governo dar continuidade aos serviços essenciais e viabilizar novas políticas públicas. "Quero agradecer ao prefeito Márcio Cabeça pela recepção para protocolarmos nossa transição, um feito inédito e de demonstração de respeito à democracia", ressaltou. 

Homenagem às vítimas da covid-19
Na última quinta-feira, o prefeito em exercício de Cubatão, Ivan Hildebrando (PSDB), sancionou a Lei 4.339/2024, que institui o 22 de março como o Dia Municipal em Memória às Vítimas da Pandemia de Covid-19. Foi nessa data, em 2020, que o Executivo decretou o estado de calamidade pública na Cidade em razão dessa terrível doença, que causou a morte de 555 munícipes.

Olhar sensível
A matéria é de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSB), que vem batalhando para que o Município crie um centro de reabilitação àqueles que enfrentam as sequelas dessa enfermidade. "Muitos ainda sofrem com problemas como falta de ar, fadiga crônica, perda de memória e dificuldade para realizar atividades simples. E quem não tem acesso a tratamentos particulares acaba ficando ainda mais vulnerável", ressaltou. 

Capep Saúde em pauta
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Santos realiza amanhã, a partir das 19 horas, audiência pública sobre a prestação de contas da Capep Saúde relativa ao segundo quadrimestre deste ano. A atividade será realizada na sede do Legislativo, mais especificamente no auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Sincronismo dos semáforos de Santos estão em fase final de ajustes

LEIA A COLUNA

Policiais e GCMs aposentados podem reforçar as equipes do CCO de Santos

LITERATURA

Andrea Schwarz lança o livro "Eu parei de andar e aprendi a voar"

2
Entre em nosso grupo