LEIA A COLUNA
Somente São Paulo ainda não aderiu à proposta do Governo Federal para a implantação
de CEUs da Cultura. Governo paulista tem até 31 de maio para dar a devolutiva à União
Sandro Thadeu
12/05/2024 - domingo às 01h30
Cultura é prioridade?
O deputado estadual Caio França (PSB) apresentou, na última sexta-feira, requerimento direcionado ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) para saber o que motivou São Paulo a não aderir ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções relacionado à implantação dos CEUs da Cultura. O Estado foi o único do País que ainda não apresentou propostas ao Ministério da Cultura. Essa resposta deve ser dada ao Governo Federal até o próximo dia 31.
Dúvida cruel
"Chegou ao nosso conhecimento que, em São Paulo, estava prevista a construção de 54 CEUs. No total, 94 cidades enviaram seus projetos, apresentando um terreno de 500 m² onde o novo equipamento cultural seria construído, mas o Governo do Estado não aderiu ao programa, sob a alegação que o investimento proposto pelo Governo Federal não seria suficiente para as construções", justificou o parlamentar.
Consequências
O parlamentar indagou se a gestão paulista assumirá a responsabilidade de construir os CEUs, que são equipamentos multifuncionais de uso cultural e de caráter comunitário, construídos em áreas de maior vulnerabilidade social. Ele questionou, ainda, quais são as alternativas para fomentar a cultura, caso São Paulo não financie a construção dessas unidades nos municípios.
Homenagem
A jornalista e deputada estadual Solange Freitas (União) receberá amanhã, às 19 horas, o título de Cidadã Vicentina. O evento será realizado na sede do Legislativo. A proposta de homenageá-la partiu do vereador Higor Ferreira (União). Ambos estiveram juntos no PSDB, em 2020, quando a parlamentar concorreu à Prefeitura.
Credibilidade
“Não podemos deixar de registrar como filha desta terra, como uma verdadeira vicentina, essa pessoa que sempre utilizou do seu ofício, da sua voz, para defender a nossa Cidade e também as demais da região. É um grande orgulho entregar esse título para a Solange Freitas, essa mulher de fibra que faz parte da história de São Vicente e também do meu percurso como agente político”, destacou o parlamentar.
Referência
O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSD), recebeu ontem, de forma oficial, o Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora - Etapa de São Paulo. Essa iniciativa destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento econômico das cidades, a partir da modernização da gestão pública, competitividade dos pequenos negócios e iniciativas que estimulam o empreendedorismo.
Bons frutos
O projeto Semeando Conexões, desenvolvido em Peruíbe, foi o grande vencedor da categoria empreendedorismo rural. Essa iniciativa focada na valorização da agricultura familiar beneficia mais de 200 famílias da Cidade e promove a autonomia financeira das pessoas envolvidas, em especial mulheres, indígenas e negros. O trabalho desenvolvido facilitou o acesso às compras públicas, feiras, eventos de Economia Solidária, assim como abriu novos mercados, como o setor hoteleiro e turismo rural.
Disputa nacional
Peruíbe participará da disputa da etapa nacional dessa premiação promovida pelo Sebrae. O anúncio dos municípios vencedores ocorrerá no dia 11 de junho, em Brasília. "Trata-se de um reconhecimento que demonstra nosso comprometimento em Peruíbe com as boas práticas, inovação e sustentabilidade", reiterou o prefeito.
Suporte aos animais
O vereador de Santos João Neri (União) questionou a Prefeitura se existe um plano de evacuação específico para animais de estimação em casos de enchentes ou outros desastres naturais e se há recursos disponíveis, como kits de enchentes, para ajudar as famílias a proteger cachorros e gatos.
Deixe a sua opinião
ver todos