LEIA A COLUNA
Medida está prevista em decreto assinado pelo prefeito Caio Matheus (PSD)
Sandro Thadeu
07/04/2024 - domingo às 02h10
Sinal verde
Na última quinta-feira, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD), assinou o Decreto 4.430/2024, que autoriza a utilização de drones que permitem disparar larvicidas para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, em imóveis abandonados, de veraneio com ausência do proprietário e em locais de difícil acesso.
Cenário crítico
O chefe do Executivo justificou que essa medida é necessária em razão dos 1.262 casos confirmados da doença somente neste ano (até o dia 25 do mês passado), da constatação do aumento de casos dessa enfermidade e do alto índice de infestação desse inseto, que também é o responsável pela disseminação da chikungunya, febre amarela e zika.
Amparado pela lei
Matheus apontou, ainda, que cabe aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local e é um dever do Estado programar ações sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos. Além disso, ele reforçou que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, conforme previsto na Constituição Federal.
Guerra declarada
Está longe de estar amistosa a relação entre a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (Republicanos), e o ex-deputado estadual Cássio Navarro (MDB), que deixou a secretaria municipal de Governo recentemente. Em entrevista concedida para o jornal A Tribuna, ele afirmou que "a rua pede" que o sogro dele, o deputado federal Alberto Mourão (MDB), esteja novamente no comando da Cidade. A gestora deu demonstrações claras que não gostou da declaração.
Indireta
Na noite de ontem, a chefe do Executivo fez uma postagem em sua página do Instagram com as seguintes palavras, mas sem mencionar nomes: "Fico pensando em certas pessoas que nem de trabalhar gostam, que circulam, no máximo, entre a padaria e a farmácia, e tem o poder de saber o que as pessoas querem... As ruas pedem... pedem sim: chega de pessoas que não sabem porque e para que existem!".
Fim do mistério
A mensagem está cobrindo uma foto que foi publicada, em fevereiro do ano passado, por Navarro em sua página no Instagram, em que ele aparece segurando uma mangueira e jogando água em um cavalo chamado Jhony. A prefeita termina a postagem com os seguintes dizeres: "Não me provoque ou a carinha do Jhony será estampada!".
À deriva
A vice-prefeita de Santos e presidente municipal do PSDB, Renata Bravo, decidiu deixar o partido ontem e se filiou ao PSD, na última sexta-feira. Ela havia sido reeleita para comandar a legenda tucana na Cidade em agosto do ano passado.
Nome forte
Ex-secretária municipal da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Renata vem fazendo um trabalho intenso nas ruas e junto à população. Por esse motivo, pode ser uma aposta no PSD para disputar uma vaga na Câmara ou até mesmo para ser novamente a vice de Rogério Santos (Republicanos), que é pré-candidato à reeleição.
Estreia
O empresário de Mongaguá Júlio da Imobiliária aceitou o convite feito pelo deputado estadual e presidente paulista do PDT, Marcio Nakashima, para ingressar na legenda. Irmão do ex-vereador Carlão da Imobiliária, ele deverá participar pela primeira vez de uma eleição municipal como candidato e pretende disputar a Prefeitura.
Pronto para o desafio
Júlio já escreveu em suas páginas nas redes sociais que a profissão dele não é política, mas, se for participar do pleito, será por "amor e orgulho de ser filho da terra". "O Município carece de melhor infraestrutura, saúde, educação de qualidade, zeladoria e manutenção nos bairros", destacou.
Deixe a sua opinião
ver todos