LEIA A COLUNA
Nova lei busca atrair apreciadores de armas, atletas e eventos da modalidade ao Município
Sandro Thadeu
16/12/2024 - segunda às 03h30
Sem amarras
Na última terça-feira, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSD), sancionou a Lei 1660/2024, que garante que as entidades destinadas à prática e treinamento de tiro desportivo não precisam observar o distanciamento mínimo em relação a outras atividades. Além disso, esses estabelecimentos poderão permanecer abertos a qualquer hora do dia e da noite.
Restrição federal
De autoria dos vereadores Carlos Ticianelli (PSD) e Taciano Goulart (PL), a proposta foi elaborada diante das regras impostas pelo Decreto Federal 11.615/2023, que impôs a restrição de distanciamento de espaços para a prática dessa modalidade em relação a instituições de ensino.
Oportunidade de ouro
Segundo os parlamentares, a nova legislação busca garantir o funcionamento das escolas e clubes de tiro desportivo em Bertioga. "Com a realização de eventos e competições locais, almejamos atrair atletas e entusiastas de distintas regiões, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e para a projeção de nosso município como um polo esportivo", explicaram.
Só falta pautar
Desde abril de 2022, tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 228/2022, que busca instituir a Rota Turística do Tiro Esportivo no Estado. A proposta prevê a inclusão de alguns municípios nesse circuito, sendo dois deles da Baixada Santista: Santos e Praia Grande. Porém, outras cidades poderão ser incluídas nessa matéria, que está pronta para ser votada em plenário.
Inspiração estrangeira
Os autores da propositura são o deputado estadual Gil Diniz e o ex-parlamentar Castello Branco (ambos do PL). Eles se inspiraram no Texas, nos Estados Unidos, que recebe vários eventos ligados ao setor. "As empresas com estandes de tiro exploram, ao máximo, esse mercado, recebendo casamentos e vendendo camisetas de souvenir cheias de buracos de projéteis", explicaram.
"Tiroterapia" em família
Quando esse projeto de lei foi apresentado, foi mencionado na justificativa que a prática do tiro no Brasil "é um estilo de vida" e que o mercado tem oferecido cada vez mais serviços aos apreciadores de armas. Entre as novidades, estão clubes de tiro de luxo com funcionamento 24 horas, treinamento exclusivo para mulheres e até hotéis rurais com espaços para a prática de "tiroterapia" em família.
Roubando a cena
No final do ano, é comum a realização de jogos festivos beneficentes com a participação de ex-jogadores de futebol, atletas em atividade e celebridades. No último sábado, a Mercado Livre Arena Pacaembu recebeu o Desafio das Estrelas. O time do ex-lateral-direito Cafu venceu a equipe dos amigos do Ronaldinho Gaúcho por 11 a 9. Um dos gols da vitória foi marcado pelo vereador de Guarujá Santiago Ângelo (PP).
Sonho realizado
O parlamentar fez o nono gol da equipe ao receber um passe açucarado de Cafu, na entrada da pequena área. Ângelo teve a tranquilidade de apenas empurrar a bola para o gol como um artilheiro nato. "Foi um dia inesquecível no Estádio do Pacaembu, um templo sagrado onde jogaram lendas, como Pelé, Romário e Ronaldo. Para minha alegria, ainda marquei um gol. Representando a minha amada cidade de Guarujá, vivi um sonho!", ressaltou.
Comunicação direta
A Câmara de Cubatão realizará hoje, às 10 horas, uma sessão extraordinária, de forma remota. Um dos itens da ordem do dia é o Projeto de Lei 67/2024, que trata da instituição do Domicílio Municipal Eletrônico (DME), ferramenta para otimizar a comunicação entre a Prefeitura e os cidadãos e/ou empresas. O DME será um canal oficial eletrônico entre as partes para permitir a notificação e o envio de documentos de forma segura, ágil e eficiente.
Muita fé
O segundo item da pauta do Legislativo de Cubatão é a proposta que institui "A Festa em Honra a Nossa Senhora de Fátima" no Calendário Oficial do Município. Elaborado pelo vereador Rodrigo Alemão (PSB), o texto prevê que a data seja celebrada anualmente na primeira quinzena de maio.
Deixe a sua opinião
ver todos