Segunda, 16 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,51

EuroR$ 6,13

Santos

17ºC

LEIA A COLUNA

Avenida da Ponta da Praia receberá o nome de Rei Pelé

De autoria do vereador Augusto Duarte (União), a matéria que trata dessa homenagem ao melhor jogador de futebol da história foi aprovada pela Câmara e vai à sanção do Executivo

Sandro Thadeu

07/09/2024 - sábado às 02h15

Vai à sanção do Executivo
Na última quinta-feira, a Câmara de Santos aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 82/2024, que trata da mudança da denominação do trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão, a partir da Rua Carlos de Campos (em direção ao Ferry Boat), e de toda a extensão da Avenida Saldanha da Gama para Avenida Rei Pelé. De autoria do vereador Augusto Duarte (União), a matéria segue agora para sanção do prefeito Rogério Santos (Republicanos).

Referência
No ano passado, diversos parlamentares também buscaram outras maneiras de homenagear o Atleta do Século. Telma de Souza (PT) sugeriu que toda a extensão da pista da Avenida da Praia (sentido São Vicente-Ponta da Praia) fosse nomeada como Avenida Rei Pelé. Zequinha Teixeira (PP) propôs renomear a Avenida Presidente Wilson, enquanto o presidente da Câmara, Cacá Teixeira (PSDB), pediu que o Executivo estudasse a alteração do nome do bairro Vila Belmiro para Vila Belmiro - Rei Pelé.

Alvo da violência
Ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Cubatão e candidato a vereador na Cidade pelo PL, Júnior Lopes foi baleado na frente da própria casa, no Parque São Luiz, na noite da última quinta-feira. O uso de um colete à prova de balas impediu que o projétil o atingisse. Em suas redes sociais, ele, que é policial militar, agradeceu as mensagens e orações. "Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo! Em breve, venho aqui compartilhar todo o fato", garantiu.

Defesa da democracia
O concorrente a prefeito pelo PL, Dr. Paiva, ressaltou que não irá desistir da Cidade e emitiu uma nota para expressar o repúdio e a indignação diante da grave ameaça à integridade física contra Lopes. Ele cobrou das autoridades policiais uma investigação rigorosa para esclarecer o caso e "para que a democracia seja mantida em nossa cidade". 

Respeito ao próximo
O candidato ao Executivo pelo PSB, o vereador Rodrigo Alemão, gravou um vídeo ao lado do vice da chapa, Fábio Roxinho (Avante), para prestar solidariedade a Lopes, que compartilhou a mensagem nas redes sociais. "Acreditamos que a violência nunca foi, e nunca será, o caminho para resolver os problemas da nossa cidade. Não podemos permitir que a disputa política seja manchada por atos como esse. Nós acreditamos na democracia, no diálogo e no respeito ao próximo", disse o socialista.

Paz na política
Cesar Nascimento (PSD), que também está na disputa pela Prefeitura de Cubatão, se solidarizou com o candidato a vereador do PL que foi vítima da violência. "Campanhas políticas devem ser conduzidas por meio de ideias e não de violência. Desejo uma rápida recuperação (ao Júnior Lopes) e reforço que, neste momento, é fundamental focarmos no debate construtivo sobre nossa cidade, promovendo o diálogo e apresentando propostas", apontou.

Sem apoio
A coordenação do Grito dos Excluídos da Baixada Santista anunciou que o evento não será realizado este ano na região, devido a "imprevistos e à falta de apoio". Organizado por movimentos sociais e pastorais da Igreja Católica, o ato acontece em diversas localidades do Brasil anualmente no dia 7 de setembro e busca denunciar as desigualdades sociais históricas do País. 

Compromisso para 2025
"Acreditamos na força da organização coletiva e na construção conjunta do Grito. No entanto, reconhecemos que, talvez, tenha nos faltado habilidade para lidar com as adversidades que surgiram durante o processo. O ano eleitoral, especialmente no nível municipal, intensifica as dificuldades de engajamento, com muitas lideranças dedicando-se às campanhas", justificou a coordenação, que se comprometeu em organizar o Grito dos Excluídos, em 2025, com uma abordagem mais participativa e fortalecida. 

Apoio de respeito
Integrante do Ultimate Fighting Championship (UFC) desde 2014, o lutador de MMA Pedro Munhoz, gravou um vídeo para expressar apoio ao candidato a prefeito pelo DC, o vereador e médico Bruno Chehade. "Estou fechado com o Dr. Bruno. É o melhor para o esporte e para a saúde de Peruíbe!", garantiu.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Líder nacional em doações eleitorais ajuda candidatos da Baixada Santista

LEIA A COLUNA

Vereador sugere PL sobre concessão onerosa de bens municipais a entidades

LEIA A COLUNA

Decisão revisada: Bombeira Capitão Karoline pode concorrer em Guarujá

2
Entre em nosso grupo