LEIA A COLUNA
O parlamentar apresentou esse questionamento ao Executivo na sessão da última terça-feira
Sandro Thadeu
31/03/2024 - domingo às 03h30
Cobrança necessária
Na sessão da última terça-feira, o vereador de Santos Augusto Duarte (PSDB) apresentou requerimento ao Executivo para que a Administração Municipal apresente um relatório detalhado de todas as obras públicas em andamento na Cidade, indicando o estado de execução, prazo de conclusão, origem do recursos de uma cada uma delas e justificativa para o atraso e/ou paralisação dos trabalhos, se houver.
Fiscal do povo
O parlamentar apontou que há várias obras em andamento e em atraso na Cidade, como a reforma do Teatro Coliseu, no Centro. "Essas obras, além de serem anseios sociais, também são executadas com o orçamento público, oriundo de recursos dos cidadãos que sustentam a máquina pública, devendo, assim, ser realizadas sempre com muita parcimônia e zelo", justificou Duarte, que está de malas prontas para o União Brasil.
Novo mandato
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga, Jorge Guimarães dos Santos, foi reeleito. Ele liderou a chapa única que concorreu ao pleito realizado na última semana. O grupo recebeu 98,36% dos votos dos associados que foram às urnas.
Não pegou bem
Alguns funcionários públicos ficaram incomodados com a foto em que os diretores da instituição aparecem ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Lucília Goulart (PL), que está cotada para concorrer ao Executivo com o apoio do prefeito Caio Matheus (PSD). Afinal, a campanha salarial da categoria está em andamento. A imagem foi divulgada na página oficial do Sindicato no Facebook.
Situação desigual
A entidade sindical é contrária à proposta de 4,62% de reajuste salarial apresentada pela atual Administração Municipal. Essa proposta já está em tramitação na Câmara. Esse índice está abaixo dos 7,78% de correção nos vencimentos concedidos aos funcionários do Legislativo, a partir de janeiro deste ano.
Indireta?
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (sem partido), aproveitou o período da Páscoa para publicar, ontem, em sua página no Instagram uma longa reflexão sobre os eventos históricos e simbólicos relacionados à traição de Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo e o entregou à morte em troca de 30 moedas de prata. "Percebo que a traição, em sua essência, revela muito mais sobre o traidor do que sobre aqueles que foram traídos. É um momento de revelação, não apenas de caráteres, mas também de força interior e convicções inabaláveis", desabafou.
Oportunidade
Na avaliação da chefe do Executivo, esse episódio serve para destacar a resiliência, a capacidade de perdão e a firmeza de Jesus e que cada ato de traição deve ser encarado como um degrau para a evolução, testemunho da integridade e momento de crescimento. "Assim, em meio às sombras que tais experiências podem lançar, encontro uma oportunidade luminosa para reafirmar minha autenticidade, minha força e meu compromisso com os valores que escolhi guiar minha vida", destacou.
Ampliação do PESM
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) convocou audiência pública para a próxima terça-feira para discutir a ampliação do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) no bairro Cota 200. A atividade ocorrerá a partir das 17 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, que fica na Avenida Dr. Fernando Costa, 1.096, Vila Couto.
Contexto histórico
A discussão desse tema está relacionada ao Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, iniciado em 2010. Para viabilizar a construção de um dos conjuntos habitacionais em Cubatão, foi necessária a supressão vegetal de uma área. Por esse motivo, a Cetesb condicionou o licenciamento desse empreendimento à recuperação de áreas degradadas como medida compensatória.
Sinal verde
Inicialmente, a área indicada para recuperação ambiental foi a do Grotão/Pinhal do Miranda. No entanto, o terreno era de domínio particular, o que inviabilizou esse processo. Como alternativa, surgiu a área da Cota 200, com 10,6 hectares, objeto de remoção de construções com posterior recuperação ambiental. A Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, entende ser viável e desejável a ampliação do PESM na Cota 200.
Deixe a sua opinião
ver todos