Quinta, 03 de Abril de 2025

DólarR$ 5,61

EuroR$ 6,18

Santos

32ºC

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Audrey Kleys assumirá a Prefeitura de Santos por cinco dias

Chefe do Executivo municipal, Rogério Santos (Republicanos) estará em evento no exterior

Sandro Thadeu

02/04/2025 - quarta às 03h00

Compromisso externo
O prefeito santista, Rogério Santos (Republicanos), comunicou ontem à Câmara, por meio de um ofício, que estará ausente do Município entre os dias 4 e 8 de abril para participar de um evento no exterior relacionado à área de cruzeiros marítimos. A mensagem foi lida ontem em plenário pelo presidente do Legislativo, Adilson Junior (PP).

Estreia
Durante esse período de cinco dias, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Audrey Kleys (Novo), assumirá interinamente, pela primeira vez, o comando da Cidade.
 
Fora da festa 
Em razão desse compromisso, Rogério não estará em Santos para prestigiar o show do cantor Thiaguinho, que ocorrerá no próximo domingo, a partir das 17h30, na Praia do Gonzaga. O artista faria essa apresentação no dia 26 de janeiro, quando o Município completou 479 anos, mas a atividade cultural precisou ser adiada em razão das condições climáticas. 

De olho na Câmara Federal
O advogado e diretor de Fomento no Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Marcelo Strama, é um dos nomes cotados pelo PSB para concorrer a deputado federal nas eleições do próximo ano. Ex-vereador de Itanhaém, ele já atuou como subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Além disso, esteve à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em Diadema.

Apoio garantido
No último sábado, o PSB de Itanhaém realizou o congresso municipal, que reconduziu Sandro Strama, irmão do representante do Governo Federal, à presidência do partido. Durante o evento, o diretório local aprovou uma moção de apoio à candidatura de um nome da Cidade à Câmara dos Deputados. A cúpula da sigla também defendeu que seja lançado um nome da região à Assembleia Legislativa (Caio França, que tentará a reeleição) e ao Palácio dos Bandeirantes (o ex-governador Márcio França). 

Julgamento adiado
A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo adiou ontem o julgamento dos recursos apresentados pelo ex-prefeito de Itanhaém Marco Aurélio Gomes (PL) e pela empresária Cris Forssell (Pode), que concorreu ao Executivo municipal, em 2020. Ambos sofreram um revés em uma ação penal apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, em 2021. O revisor desse processo, o desembargador Fernando Simão, pediu vistas e o caso voltará a ser analisado na sessão da próxima quarta-feira.

Repercussão negativa
No dia 1º de maio de 2024, a coluna divulgou que Marco Aurélio havia sido condenado por corrupção passiva e associação criminosa pelo juiz da 1ª Vara de Orlândia, João Paulo Rodrigues da Cruz. O ex-chefe do Executivo foi um dos alvos da Operação Dólos, que investigou um possível esquema de fraude em licitações, corrupção de agentes públicos e cartel no mercado de fornecimento de uniformes e materiais escolares em várias cidades, incluindo Itanhaém. Cris também foi condenada, mas por corrupção ativa. Ambos negam as acusações. Esse caso foi muito explorado na campanha eleitoral do ano passado pelos adversários do ex-prefeito, que concorreu ao Executivo, mas ficou em segundo lugar na disputa. 

Sinal verde
A Câmara de Praia Grande seguiu o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), de novembro do ano passado, e aprovou ontem as contas da ex-prefeita Raquel Chini (Republicanos) referentes ao ano de 2022. A ex-chefe do Executivo usou as redes sociais para agradecer os vereadores pelo reconhecimento do trabalho feito com responsabilidade e compromisso com a Cidade.

Trabalho coletivo
Na mesma publicação, a ex-gestora municipal manifestou sua gratidão aos conselheiros do órgão de fiscalização por compreenderem "os desafios enfrentados, mesmo quando as metas não foram atingidas da forma como gostaríamos", assim como a equipe de secretários. "Nada se faz sozinho. Essa aprovação é resultado do esforço coletivo de quem ama Praia Grande e trabalha todos os dias por ela", frisou. 

Ponto de atenção
Apesar do parecer favorável do TCESP, a instituição chamou a atenção para um contrato firmado, em 2014, com a organização social Ataúdes Nóvoa Ltda., responsável pela concessão de prestação dos serviços funerários em Praia Grande pelo período de 20 anos. A instituição apontou que esse contrato ainda estava "em vigência de forma irregular e precária, estando sujeita a providências administrativas mais que imediatas".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Santos retomará o Fórum Permanente da População em Situação de Rua

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Justiça Eleitoral rejeita pedido para cassar mandato de Marcelo Téo

COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

TCESP julga irregular contrato de gestão do AME Santos

2
Entre em nosso grupo