LEIA A COLUNA
O contador e advogado está desde 2016 à frente do maior hospital do litoral paulista e terá hoje o mandato renovado por mais 3 anos. Vereador Cacá Teixeira (PSDB) é o vice da chapa
Sandro Thadeu
17/01/2025 - sexta às 01h45
Reeleição garantida
O contador e advogado Ariovaldo Feliciano será reconduzido ao cargo de provedor da Santa Casa de Santos. A eleição será realizada hoje, às 18 horas, no consistório da instituição. Ele encabeça a única chapa inscrita no pleito. O vereador Cacá Teixeira (PSDB) seguirá como vice. A cerimônia de posse está marcada para o próximo dia 24, às 18h30, no mesmo local.
Conquistas para a comunidade
Ariovaldo está à frente da irmandade desde 2016 e parte para o quinto mandato consecutivo. Sob a liderança dele, a Santa Casa alcançou importantes feitos. Entre as realizações da atual gestão (2022-2025), destacam-se a modernização das alas do hospital destinadas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a inauguração do Complexo Assistencial e das novas instalações do Banco de Sangue e a entrega das novas instalações do Raio X Central. Além disso, a parceria com a CPFL Piratininga possibilitou a implantação do sistema de energia fotovoltaica. Outro grande marco foi o lançamento do livro que narra a história do hospital, o primeiro do País, fundado em 1543 por Braz Cubas.
Grandiosidade
Considerada o maior complexo de saúde do litoral paulista, a Santa Casa de Santos emprega mais de 6 mil pessoas. O hospital possui quatro centros cirúrgicos, 670 leitos ativos, dos quais 122 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a irmandade, são realizados mensalmente mais de 300 mil procedimentos, consultas, exames, internações e cirurgias. Cerca de 60% desses atendimentos são voltados ao SUS.
De olho na Prefeitura de Santos
Em agosto de 2020, Feliciano chegou a ser anunciado como pré-candidato a prefeito de Santos pelo Republicanos pelo então presidente municipal da legenda, o ex-deputado estadual Wellington Moura. No final de junho daquele ano, o provedor apareceu bem posicionado em uma enquete lançada no site do jornal A Tribuna. O resultado animou os dirigentes da sigla naquela ocasião, mas o partido desistiu desse projeto e apoiou o nome de Rogério Santos (Republicanos), que na época estava no PSDB.
Dança das cadeiras
O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), exonerou o subprefeito da Área Continental, Edson da Silva Santos, e mais seis secretários: Wanessa Braz de Oliveira Pedroza (Esportes e Lazer), Marcos Roberto de Andrade (Emprego, Trabalho e Renda), Monica Geny dos Santos (Desenvolvimento Social), Marcos José Bezerra da Silva (Habitação e Regularização Fundiária), Paulo Roberto Duarte Bonavides (Turismo) e Juliana Arnaut Santana (Desenvolvimento Econômico). Essas informações foram publicadas em uma edição suplementar de ontem do Diário Oficial.
Mais baixas
A mesma publicação também menciona o desligamento de outros 39 ocupantes de cargos comissionados de cinco pastas: Desenvolvimento Social (30); Emprego, Trabalho e Renda (dois); Habitação e Regularização Fundiária (um); Mobilidade Urbana (um); e Turismo (cinco).
Exceção
A única nomeação registrada nesta edição suplementar do Diário Oficial é a de Juliana Arnaut Santana, que deixou a secretaria de Desenvolvimento Econômico e migrou para a de Turismo. Conforme apurado pela coluna, alguns nomes que estavam no primeiro escalão do governo devem assumir outros desafios na Administração Municipal, como Bonavides. O vereador Higor Ferreira (União) deverá assumir a pasta de Habitação e Regularização Fundiária. Caso esse cenário venha a ser confirmado, o primeiro suplente da legenda no Legislativo, Dercinho Negão do Caminhão, retornará ao Parlamento.
Democracia na veia
São Vicente iniciou, na última quarta-feira, o processo eleitoral para a escolha dos representantes de quatro conselhos municipais: Política Cultural (CMPC), Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef), Economia Solidária (Comecosol) e Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural e Turístico (Condephasv).
Como votar
Será possível votar, de forma online, até as 14 horas de hoje pelo site www.saovicente.sp.gov.br/EleicoesConselhos2025. É preciso anexar um documento com foto e um comprovante de residência ou título de eleitor registrado na Cidade. Outra opção é participar do pleito presencialmente neste sábado, das 9 horas ao meio-dia, nos seguintes locais: Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro, s/nº, Centro) e Subprefeitura da Área Continental (Avenida Deputado Ulisses Guimarães, 211, Jardim Rio Branco).
Conflito com a lei?
A coluna identificou que a Lei 2912/2012, que criou o CMPC, exige que cidadãos e filiados a entidades representativas interessados em participar do processo eleitoral estejam cadastrados na Secretaria de Cultura e comprovem ter, no mínimo, dois anos de residência no Município, além da comprovação de atuação no setor. Em relação ao Condephasv, a Legislação 1634-A/2005, que instituiu esse conselho, prevê que o edital de inscrições e eleições é específico para associações ou entidades civis. Portanto, o munícipe não teria direito ao voto. Na tarde de ontem, a coluna enviou questionamentos à Prefeitura e aguarda uma resposta.
Permanência garantida
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) renovou por 20 anos a cessão do terreno na Avenida Francisco Manoel, no bairro da Jabaquara, para a Associação Equoterapia. O documento foi assinado na última quarta-feira. "O presidente Lula, através da ministra Esther Dweck (de Gestão e Inovação em Serviços Públicos), cumpre o compromisso de conceder uma função social aos imóveis da União", destacou o coordenador do escritório da SPU na Baixada Santista, Emerson Santos.
Trabalho fundamental
A entidade é pioneira na utilização da equoterapia para reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e dos vereadores Cacá Teixeira (PSDB) e Chico Nogueira (PT).
Deixe a sua opinião
ver todos