COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA
O anúncio foi feito ontem pela prefeita em exercício, Audrey Kleys (Novo)
Sandro Thadeu
05/04/2025 - sábado às 04h30
Meta traçada
A prefeita de Santos em exercício, Audrey Kleys (Novo), garantiu que as 86 unidades municipais de Educação (UMEs) estarão equipadas com ar-condicionado até o final do ano. O anúncio foi feito pela representante do Executivo, na noite de ontem, durante a audiência pública promovida pelo vereador Chico Nogueira (PT), na Câmara, para discutir as dificuldades de estudar e aprender em salas de aula em dias de calor extremo.
Trabalho em equipe
Audrey, que está à frente da Secretaria Municipal de Educação, destacou que 78 das 86 UMEs, ou seja, 90% delas já estão climatizadas. Segundo ela, esse avanço é fruto do empenho e esforço das equipes da pasta. Atualmente, há dois contratos vigentes relacionados a essa questão: um que permite a compra e a instalação de novos aparelhos de ar condicionado e outro que garante a manutenção preventiva e corretiva das máquinas já existentes.
Resultado positivo
"Ao identificar um problema em algum aparelho, as diretoras das escolas podem registrar o incidente em uma plataforma digital. Elas têm acesso a essa plataforma pelo celular, o que facilita a comunicação com a empresa de manutenção", explicou a titular da pasta. Caso o equipamento precise ser substituído, é fornecido um laudo técnico que confirma a necessidade da troca e a secretaria aciona o contrato para a compra de um novo ar-condicionado. "Estamos conseguindo colocar todo o planejamento em ação antes do que imaginávamos", reiterou Audrey.
Diferença abissal
A audiência pública contou com a participação de representantes do movimento estudantil, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), da sociedade civil e da deputada estadual Professora Bebel (PT) que fizeram muitas críticas à situação das escolas da rede pública paulista. Eles reconheceram que a Prefeitura de Santos oferece uma maior atenção e recursos às demandas do setor em comparação ao Governo do Estado.
Aliança selada
O empresário da construção civil Luiz Moura (MDB) garantiu ontem que concorrerá ao Executivo de Mongaguá nas eleições suplementares, com o apoio formal do União Brasil, partido presidido pelo ex-presidente da Câmara Rodrigo Casa Branca. Ele adiantou que o vice da chapa será anunciado na próxima segunda-feira.
Inspiração vizinha
"Meu principal objetivo é fazer o que já fiz na minha vida particular na Cidade. Quero reconstruir Mongaguá, assim como o prefeito Alberto Mourão (MDB) fez na Praia Grande", ressaltou Moura. A partir de segunda-feira, serão realizadas reuniões com lideranças e dirigentes de outros partidos em busca de apoios para a campanha.
Plano frustrado
O vereador e prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão, sofreu uma dupla derrota nesse processo eleitoral. Inicialmente, ele tinha a ambição de estar no comando do União na Cidade, mas Casa Branca permaneceu na presidência da sigla. Além disso, o atual chefe do Executivo pretendia se lançar na disputa pela Administração Municipal, mas esse plano morreu na praia.
Novo aviso
A City Transportes, a concessionária do transporte coletivo de Guarujá, informou ontem que apresentou uma nova notificação de responsabilidade ao interventor da Prefeitura na empresa, Renato Paulo Nicolaci Fincatti, solicitando que sejam honrados os compromissos financeiros para a manutenção dessa prestação de serviço essencial para a população.
Fatura em aberto
No documento apresentado, a City apontou 79 obrigações contratuais que não foram pagas entre os dias 29 de março e 2 de abril, o que inclui compromissos trabalhistas e previdenciários. A empresa reforçou que o cumprimento de honrar com esses pagamentos é da Administração Municipal.
De volta às urnas
Os 11.006 eleitores de Eldorado irão às urnas amanhã para escolher o novo prefeito. A eleição suplementar foi convocada, pois o nome mais votado para o Executivo no pleito do ano passado, Elói Fouquet (PSDB), teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte reconheceu que ele estaria inelegível em razão de uma condenação por improbidade administrativa, com dano ao erário e enriquecimento de terceiros.
Nova chance
Três chapas foram inscritas para o novo pleito. Segundo colocado na última eleição, o servidor público José Milton Galindo Júnior, o Doutor Galindo (PSD), concorrerá novamente, tendo o empresário Robson Marcelo Pinto como vice. O Professor Noel Castelo (SD) foi lançado ao Executivo, tendo ao seu lado o Professor Joel (União). A advogada Dra. Débora Menezes (PT) também quer a Prefeitura de Eldorado. A vice dela é Nazil Fouquet (PSDB), esposa de Elói.
Deixe a sua opinião
ver todos