ECONOMIA
De janeiro a julho de 2024, Neoenergia Elektro já registrou mais de 2 mil ocorrências em Guarujá, Peruíbe e Bertioga. Para coibir a ação dos bandidos, empresa já instalou 27 km de cabos de alumínio
Robson de Castro
21/08/2024 - quarta às 15h00
Na madrugada deste sábado, 17, foi registrada mais uma tentativa de furto de cabos no município de Guarujá. Desta vez, na subestação Guarujá II, localizada no bairro Pedreira Matarazzo. Na ação, bandidos cortaram os cabos de controle dos equipamentos de alta tensão provocando a interrupção do fornecimento de energia para 20 mil clientes dos bairros: Vila Baiana, Cantagalo, Mar Casado, Maré Mansa, Perequê, Pernambuco, Acapulco, Marina Canal, Sítios e parte da Enseada.
De janeiro a julho de 2024, a empresa já registrou 2 mil ocorrências em Guarujá, Peruíbe e Bertioga. Devido a ação dos bandidos, nesses municípios, 80 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia prejudicado. Peruíbe e Bertioga apresentaram um aumento expressivo no número de casos de furto de cabos, sendo 42% maior em Bertioga e 204% em Peruíbe.
Para inibir a prática, a distribuidora conta com o apoio das polícias civil, militar e guarda municipal que têm trabalhado na investigação e na criminalização dos receptores dos cabos furtados. Com investimento de R$ 600 mil, a Neoenergia Elektro já substitui 27 quilômetros da rede elétrica de Guarujá, Bertioga e Peruíbe com a instalação de alumínio, material com menor valor de revenda.
A Neoenergia Elektro reforça que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal. As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de muito perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes.
Caso sejam identificados cabos de energia pendurados nos postes, a orientação é que a população não se aproxime e caso pessoas não autorizadas sejam flagradas entrando ou fazendo intervenções em postes, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190, além de contatar imediatamente a concessionária.
Riscos para a população
Além de ilegal, o furto de cabos é realizado por pessoas não capacitadas e autorizadas, podendo ocasionar um acidente grave – e até fatal, com quem pratica o ato e com as pessoas ao redor. Existe, também, os prejuízos à iluminação pública. Com as ruas sem iluminação, há o aumento da sensação de insegurança.
Canais de atendimento Neoenergia Elektro
0800 701 01 02
WhatsApp (19) 2122-1696
Deixe a sua opinião
ver todos