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ALIMENTAÇÃO

Você sabe identificar um matcha de qualidade?

Definitivamente, matcha não é tudo igual. A boa procedência do produto influencia no sabor, na aparência e nas propriedades do chá

Robson de Castro

14/11/2024 - quinta às 22h00

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Com a popularização do matcha, o chá verde em pó, ficou mais comum encontrar várias opções à venda, com preços bem diferentes. É importante saber quais são as características de um chá de qualidade para diferenciar boas oportunidades de produtos inferiores.

De forma geral, o matcha tem um valor superior ao do chá verde, ainda que ambos sejam feitos das mesmas folhas da Camellia sinensis. Isso ocorre porque o processo de elaboração é ainda mais delicado. Para o matcha, a plantação é protegida do sol semanas antes da colheita. As folhas, sem caule ou nervuras, são então processadas por vaporização e transformadas em pó fino em um moinho de pedra.

Todos esses cuidados precisam ser respeitados para que o matcha tenha um sabor único e seja considerado um superalimento, com potente efeito antioxidante. Conheça os principais sinais que identificam um produto de qualidade, segundo Raúl Cotes, especialista em chás da Tea Shop:

 

Cor vibrante

O matcha ideal é verde vibrante, resultado do alto teor de clorofila. Um chá opaco ou amarelado pode indicar oxidação ou pouco frescor. O aroma também deve ser fresco e vegetal.

Textura delicada

Um bom matcha é fino como talco, fácil de diluir em água. O de menor qualidade é um pó mais granulado, que pode deixar grumos na mistura.

Sabor ligeiramente doce

Busque um sabor suave, adocicado e equilibrado. Matcha amargo e adstringente sinaliza o uso de folhas menos jovens, de qualidade inferior.

Embalagem

Para que as propriedades e as características sejam devidamente preservadas, o matcha deve estar armazenado em uma embalagem adequada. Ele precisa ser protegido da luz, do ar e da umidade.

 

A Tea Shop

A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.

O siteteashop.com.br disponibiliza uma vitrine de chás e infusões com ingredientes selecionados, que podem ser saboreados em diferentes momentos do dia.A marca eleva o chá a um produto para ser presenteado, e oferece também uma seleção de acessórios e kits de presente.

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