Segunda, 25 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,81

EuroR$ 6,09

Santos

26ºC

BICHOS

Pets merecem cuidados redobrados com as temperaturas mais baixas

A +Pet dá dicas de como prevenir doenças no inverno. Na cidade de São Paulo, Hospital Veterinário fica no Morumbi

Robson de Castro

08/06/2024 - sábado às 21h00

Com o inverno cada vez mais perto, tutores devem ficar atentos com a saúde de seus pets. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura média diária está na casa dos 20ºC, com mínima de até 9ºC. Apesar de os animais terem uma temperatura média mais elevada que a humana - entre 2 e 3ºC a mais - e de os pelos manterem os bichinhos mais aquecidos naturalmente, os cuidados neste período devem ser redobrados.

 

"Os animais suportam mais frio que a gente, mas, mesmo assim, correm mais risco de ter gripe no período de frio. O que a gente recomenda é sempre a prevenção", explica Hebert Justo, sócio e diretor hospitalar e médico veterinário da +Pet. Segundo ele, os cães são mais suscetíveis à gripe do que os gatos e as raças que mais correm risco são as que já têm alguma dificuldade respiratória natural, como Shih Tzu, Buldogue e Pug.

 

Dicas de prevenção

Entre as dicas de prevenção estão rotinas simples do dia a dia, como não permitir que durmam em pisos frios, ter sempre disponível uma caminha ou tapete com cobertor para que eles possam ficar quentinhos e evitar, principalmente nos dias mais gelados, atividade físicas em excesso ao ar livre.

 

O especialista também destaca a importância da imunização dos cães saudáveis por meio da vacinação contra a gripe e outras infecções respiratórias. "A atitude preventiva é sempre melhor que a curativa. Nós trabalhamos com uma vacina nasal, muito tranquila para aplicar, pois não tem agulha e tem ação muito rápida - cerca de 36 horas depois o pet já está imunizado", diz.

 

Os sintomas de gripe em pets são basicamente os mesmos dos humanos: espirros, coriza, tosse com muco, perda de apetite, prostração e febre. "É difícil para o tutor identificar a febre no animal, mas se ele está mais prostradinho, quietinho e, ao mesmo tempo, ofegante, com movimentos respiratórios rápidos, pode ser febre", explica Justo. 

Também como em humanos, nos bichinhos a gripe sem tratamento adequado pode evoluir para problemas respiratórios mais sérios. Por isso, aos primeiros sintomas, procurar um veterinário é sempre o mais indicado.

 

Em São Paulo, o Hospital +Pet está localizado na esquina da Av. Morumbi com a Chucri Zaidan (foto abaixo), sendo a primeira unidade na capital paulista e a quinta da rede. O hospital é um centro de excelência em medicina veterinária, com tudo o que o tutor busca para a saúde do seu pet. No mesmo local, o tutor tem desde as consultas, exames, farmácia e pet shop. Outra grande vantagem é que todos os serviços do Hospital +Pet são também ofertados por meio do Plano de Saúde +Pet, uma ferramenta facilitadora para tornar acessível um atendimento veterinário de excelência para animais de estimação.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Meningite em crianças preocupa especialistas com mais de 24 mil casos confirmados no Brasil

SAÚDE

15 mil casos de câncer de boca por ano gera alerta para prevenção no Novembro Vermelho

SAÚDE

Câncer infantil: consultas periódicas ao pediatra e conscientização dos pais aumentam as chances de

2
Entre em nosso grupo