Sexta, 18 de Outubro de 2024

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,13

Santos

21ºC

Visões e Opiniões

Hora de união

Fernando Chagas - Cientista político

12/06/2021 - sábado às 00h00

Depois de abalar as estruturas institucionais do Ministério Público, Ministério Ambiental, Polícia Federal e Receita Federal, o presidente da República, Jair Bolsonaro, humilhou o Exército brasileiro ao impedir a punição do general Eduardo Pazuello, por participar indevidamente de manifestação política recentemente no Rio de Janeiro, quebrando a espinha dorsal da hierarquia e disciplina das Forças Armadas.

Essas ações de agressões às instituições democráticas do País não significam necessariamente que o Presidente Bolsonaro tenha pretensão de aplicar um autogolpe tradicional, com tanques nas ruas, mas apenas criar condições para a sua manutenção no Poder por tempo indeterminado num aparente clima constitucional, sob a falsa alegação que a Nação vive um caos político.

Nesse contexto, os defensores da democracia no País precisam buscar uma união de forças políticas, deixando de lado as diferenças de pensamento, para evitar a implantação de um regime autoritário no território nacional, disfarçado de estado de direito.

Em resumo, o atual Governo pretende impor uma democracia iliberal à maioria do povo brasileiro, em que o presidente de uma hipotética República comanda ou domina os poderes Legislativo e Judiciário. É momento de reflexão de todos, inclusive para evitar exageros nos nossos pensamentos.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ECONOMIA

Condições climáticas desfavoráveis, tarifas de energia mais altas

SAÚDE

SOCESP promove campanha para principais fatores de risco do coração

SAÚDE

Veja quais hábitos evitar para prevenir a ansiedade

2
Entre em nosso grupo