Visões e Opiniões
Fernando Chagas - Cientista político
12/06/2021 - sábado às 00h00
Depois de abalar as estruturas institucionais do Ministério Público, Ministério Ambiental, Polícia Federal e Receita Federal, o presidente da República, Jair Bolsonaro, humilhou o Exército brasileiro ao impedir a punição do general Eduardo Pazuello, por participar indevidamente de manifestação política recentemente no Rio de Janeiro, quebrando a espinha dorsal da hierarquia e disciplina das Forças Armadas.
Essas ações de agressões às instituições democráticas do País não significam necessariamente que o Presidente Bolsonaro tenha pretensão de aplicar um autogolpe tradicional, com tanques nas ruas, mas apenas criar condições para a sua manutenção no Poder por tempo indeterminado num aparente clima constitucional, sob a falsa alegação que a Nação vive um caos político.
Nesse contexto, os defensores da democracia no País precisam buscar uma união de forças políticas, deixando de lado as diferenças de pensamento, para evitar a implantação de um regime autoritário no território nacional, disfarçado de estado de direito.
Em resumo, o atual Governo pretende impor uma democracia iliberal à maioria do povo brasileiro, em que o presidente de uma hipotética República comanda ou domina os poderes Legislativo e Judiciário. É momento de reflexão de todos, inclusive para evitar exageros nos nossos pensamentos.
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9
Deixe a sua opinião
ver todos