Visões e Opiniões
Renato Luiz de Jesus - Advogado, empresário e professor universitário
21/11/2021 - domingo às 23h40
Por Renato Luiz de Jesus com a contribuição de Iracema Aguiar Menezes (Professora Pós Graduada em psicomotricidade aplicada a educação)
Por que o Dia da Consciência Negra é uma data importante para todos nós?
A resposta parece complexa, mas, na realidade, requer apenas bom senso e informação. O Brasil é um país miscigenado, porém nossa sociedade não aceita esta realidade - um ranço do colonialismo.
Os efeitos do racismo institucional nas diversas searas de nossa sociedade, mas principalmente no meio educacional, fortalecem uma prática nefasta, tão perversa para nosso povo quanto a corrupção e a pedofilia.
Basta um olhar atento para o cotidiano escolar para perceber que todos os dias crianças e adolescentes afrodescendentes passam por diversas situações de racismo, as quais causam-lhes seqüelas severas em sua estrutura emocional.
Importante esclarecer que isso não ocorre por culpa das demais crianças da comunidade escolar e sim, pelo equivocado fortalecimento da idéia de que os negros são uma raça inferior.
Para mudar essa realidade, se faz necessário não apenas combater o racismo, mas primordialmente trabalhar na valorização de nossos heróis.
Sim, a história do Brasil é repleta de heróis oriundos da raça negra.
Note que Machado de Assis, Luiz Gama, André Rebouças, Saturno de Brito, Rui Barbosa tinham em comum serem negros.
Surpreso? Quer mais alguns personagens negros relevantes para a construção da verdadeira história de nosso país?
Então vamos lá: O pai da psiquiatria no Brasil, Juliano Moreira.
No campo da política podemos citar a pessoa que em 1947 instituiu o "Dia do Professor" e foi também a primeira deputada estadual negra, Antonieta de Barros.
Dona Maria Patrícia que hoje reconhecida com nome de Escola na cidade Santos, dentre outros.
Enfim, temos mais de uma centena de heróis e heroínas de robusta importância na sociedade brasileira em suas épocas e, hoje não são lembrados com o propósito, racista, de apagar a brilhante participação histórica dos negros na construção do Brasil.
Alguns até são citados, pois impossível ignorá-los, mas muitas vezes tem o tom de sua pele clareado para que sua origem passe desapercebida.
O Dia da Consciência Negra, serve também combater o desmerecimento das lutas dos nossos antepassados africanos que foram escravizados e mesmo assim amaram e ajudaram a construir o nosso país.
Lembre-se, nosso povo não foi escravo, eles foram escravizados!
Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9
Deixe a sua opinião
ver todos