Segunda, 25 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,80

EuroR$ 6,05

Santos

22ºC

SUA SAÚDE

Com recorde de alta, fique atento aos cuidados básicos com a dengue

Brasil já registrou mais de 4,5 milhões de casos da doença

Robson de Castro

17/05/2024 - sexta às 12h10

Os casos de dengue no país apresentam recorde na série histórica do Ministério da Saúde. O órgão indica que, só nos primeiros quatro meses de 2024, o Brasil registrou mais de 4,5 milhões de casos da doença, um aumento de mais de 180% em relação ao ano anterior.

 

 A pasta de saúde indica, ainda, que apesar da atual queda de casos em 22 estados e no Distrito Federal, há uma preocupação sobre a antecipação nos casos em 2025, frente à alta de temperatura e ondas de calor.

 

Por esse motivo, Gisele Abud, médica e diretora Técnica da UPA 24h Zona Leste, em Santos (SP), alerta para as formas de prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus.

 

"A principal orientação nesse sentido segue sendo o combate ao mosquito: eliminar focos de água parada em casa, como garrafas, pneus e vasos, e manter o quintal limpo em períodos chuvosos, são ações essenciais para garantir a proteção de todos", indica a profissional.

 

Estou com dengue, e agora?

 

O tratamento da doença é baseado nas manifestações clínicas. Portanto, ao identificar febre alta (39° a 40°), dor atrás dos olhos, forte dor de cabeça, cansaço extremo, náusea, vômito persistente, dor abdominal, nos ossos e articulações, o indivíduo deve buscar ajuda médica.

 

Segundo Gisele, os principais cuidados são:

 

• Manter-se em repouso;

• Reforçar a hidratação, com água, água de coco e/ou soro;

• Não se automedicar, principalmente, medicamentos com ácido acetilsalicílico (aspirina), já que ela favorece quadros de hemorragia que podem afetar o paciente após a infecção;

• Fazer uso de repelente e mosquiteiros.

 

Outro cuidado que influencia na recuperação é a alimentação. "Fontes de proteína e ferro fortalecem a produção de células do sangue, prevenindo a anemia e fortalecendo a imunidade. Dê preferência para alimentos como feijão, beterraba, aveia, carne, ovo, queijo e beterraba", aponta a médica.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MAUS TRATOS CONTRA PETS

Crueldade contra animais por menores de idade expõe falhas na legislação brasileira

SAÚDE

Meningite em crianças preocupa especialistas com mais de 24 mil casos confirmados no Brasil

SAÚDE

15 mil casos de câncer de boca por ano gera alerta para prevenção no Novembro Vermelho

2
Entre em nosso grupo