ENQUETE BS9-BADRA

Mais da metade acha que Paulo Alexandre Barbosa terá um bom desempenho como deputado federal

Pesquisa foi realizada entre os leitores do BS9; Rosana Valle e Alberto Mourão também disputaram como opções

17/02/2023 - sexta às 17h20
Barbosa ganhou a enquete com 54,40% dos votos - Divulgação

Nas eleições realizadas em outubro de 2022, a Baixada Santista elegeu Rosana Valle (PL), Delegado da Cunha (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Alberto Mourão (MDB) para deputado federal para representar a região em Brasília. 

O Portal BS9 quis saber a opinião dos internautas sobre quem terá o melhor desempenho na Câmara Federal. Mais da metade deles (54,40%) acreditam que Paulo Alexandre representará melhor a região. Mourão e Rosana Valle empataram com 22,80% cada. 

Barbosa agradece o eleitorado pela confiança em seus próximos desafios. "Fico muito grato pelo carinho da população da Baixada Santista. Esse apoio só me motiva a fazer mais e melhor lá no Congresso Federal. Desde a campanha, firmei o compromisso de defender os interesses da região, tirar projetos importantes do papel e é isso que vou fazer. Minha forma de retribuir toda essa confiança é com muito trabalho e resultado".

"Fez um excelente trabalho e deixou um legado incrível, não é a toa que tem quase três vezes mais votos [na enquete]. Que façam um excelente trabalho pela Baixada Santista e para o Brasil como um todo, pois são responsáveis pela aprovação de muita coisa que mexe na vida dos brasileiros", diz o internauta Marcio Piavanelli.

Para o internauta Caroles Redó, a experiência do político como gestor municipal é um bom direcionamento para sua posição na Câmara dos deputados. "Tem um bom relacionamento com todas as esferas políticas, articulado, jovem e empreendedor. Sempre desempanhou ótimos trabalhos em todas as áreas. Neste ponto, ele está muito a frente dos outros". 

Avaliação

O jornalista e colunista político Sandro Thadeu avalia o resultado da enquete. "Nas eleições de 2022, Paulo Alexandre Barbosa fez uma campanha intensa na Baixada Santista e recebeu o apoio de muitas lideranças políticas nas cidades, independente de partido. Durante o período em que esteve na Assembleia Legislativa, de 2007 a 2012, o tucano sempre teve uma forte atuação regional".

Em relação ao Mourão, Thadeu ressalta que a interrupção da passagem pela Câmara Federal para retornar à Prefeitura de Praia Grande outrora pode ter influenciado a opinião pública. " O deputado interrompeu os mandatos em 2001 e em 2013 para retornar ao comando de Praia Grande e não deu sequência ao trabalho como parlamentar. Portanto, acredito que as pessoas ainda enxergam com o receio", explica. 

Já para Rosana Valle, a mudança de partido (do PSB para o PL) foi benéfica na época, por ser o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Contudo, pode ser um empecilho depois da posse de Lula. " Como houve uma mudança na correlação de forças com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Palácio do Planalto. A parlamentar não terá uma vida fácil como integrante da oposição", completa.

Carreira política

Paulo Alexandre Barbosa é advogado e foi prefeito de Santos entre 2013 e 2020. Também foi deputado estadual reeleito em 2010 com 215.061 votos, o segundo mais votado no estado. Ocupou os cargos de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, secretário estadual de Desenvolvimento Social e secretário-adjunto da Educação de SP.

Em sua carreira política, ele já obteve o recorde de mais jovem deputado, até então, na história do estado, com mais de 182 mil votos.

Rosana Valle tem 25 anos de experiência no jornalismo, além de ter dois livros publicados. Em 2018, filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e foi eleita como deputada federal. Na época, ela foi a deputada mais votada do Estado de São Paulo pelo partido PSB.

Em 2022 foi reeleita com 216.437 votos, mais que o dobro de votos da eleição anterior.

Alberto Mourão é advogado e empresário da construção civil. Começou sua carreira política como vereador da Câmara de Praia Grande de 1983 a 1988. Foi prefeito de Praia Grande cinco vezes, encerrando seu último mandato em 2020.

Foi eleito deputado federal com 114.234 votos.