VACINAS DISPONÍVEIS EM TODAS AS POLÍCLINICAS

Santos amplia vacinação contra HPV e meningite para adolescentes

A medida segue a mudança realizada recentemente pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização

06/10/2022 - quinta às 11h30
A cidade de Santos ampliou a faixa etária dos adolescentes que podem receber a vacina contra o HPV e contra a meningite - Foto: Arquivo/Raimundo Rosa/PMS


A cidade de Santos ampliou a faixa etária dos adolescentes que podem receber a vacina contra o HPV e contra a meningite dos tipos A, C, W e Y. No caso do HPV, passam a ter direito à vacina os meninos de 9 a 14 anos de idade, assim como já ocorria com as meninas. Já para a vacina ACWY, passam a estar elegíveis os adolescentes de 11 a 14 anos até junho de 2023 (anteriormente, eram contemplados apenas os de 13 e 14 anos).

A medida segue a mudança realizada recentemente pelo Ministério da Saúde no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização e passou a valer após o Município receber as notas técnicas referentes às alterações por parte do governo estadual.

As vacinas estão disponíveis em todas as policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos finais de semana, das 9h às 15h30, em unidades selecionadas.

IMUNIZANTES
A vacina ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y e a vacina contra o HPV previne contra quatro subtipos do vírus HPV: 6 e 11, que causam verrugas; e os tipos 16 e 18, que causam câncer, incluindo os de colo de útero e pênis.

“A vacinação é de extrema importância para todas as pessoas. Essas vacinas, contra meningococo e HPV, protegem de infecções que causam casos graves, podendo levar o paciente a óbito”, afirma o secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta.