Unhas fracas e quebradiças: o que ocasiona e como cuidar?
Dermatologista alerta para a importância de prevenir e consultar um profissional
23/05/2022 - segunda às 17h00O enfraquecimento e quebra de unhas é um problema que afeta cerca de 20% da população. Unhas enfraquecidas geralmente surgem em formas finas e descamam com facilidade, podendo ainda apresentar manchas e irregularidades.
A dermatologista Mirella Mallocci relata que não se trata apenas de um incômodo cosmético, muitas vezes podem apresentar dores e dificuldades para realizar atividades. Algumas doenças devem ser investigadas nesses casos, como tireoide, anemia, diabetes, doenças circulatórias e autoimunes.
"Não só enfermidades, mas muitos hábitos podem contribuir a este quadro, como dietas restritivas, distúrbios nutricionais, traumas repetidos como roer as unhas e digitar, uso abusivo de removedores de esmalte, exposição a agentes químicos como solventes, alguns cosméticos e fungos" explica a dra.
Ela pondera que o ideal é consultar um dermatologista para, em primeiro lugar, fazer um diagnóstico correto. Além de doenças sistêmicas, do organismo “como um todo” que repercutem nas unhas, como anemias e tireoidopatias, existem as doenças dermatológicas e alterações que acometem as unhas propriamente ditas, sendo alguns exemplos a psoríase e até mesmo a alopecia areata.
Mirella aconselha medidas preventivas para conter este problema. "Mudanças nos hábitos de vida como menos contato com água e produtos químicos, uso de luvas e um cuidado maior na hora de ir à manicure, o tratamento -após o diagnóstico- inclui medicamentos locais e orais. Não deixe de consultar o seu dermato!"