Deslizamento destrói casarão histórico em Ouro Preto
A Defesa Civil Municipal informou que acidente não gerou vítimas
13/01/2022 - quinta às 13h19Um casarão histórico foi destruído devido a um deslizamento de terras na cidade de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais. Segundo a Defesa Civil Municipal não há vítimas.
O acidente ocorreu no Morro da Forca, no centro histórico de Ouro Preto. Segundo Neri Moutinho, coordenador da Defesa Civil de Ouro Preto, o casarão pertence à prefeitura e estava fechado havia mais de três anos. Os imóveis ao redor também estavam vazios.
Antes do deslizamento, a Defesa Civil já havia sido acionada e conseguiu evacuar e isolar toda a área próxima ao morro e ao casarão atingido.
Devido às fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias, o solo estava muito encharcado. Segundo Moutinho, choveu mais de 370 milímetros em poucos dias na cidade.
Confira o momento do desabamento.
Ouro Preto possui, atualmente, 313 áreas de risco e diversos pontos de deslizamentos de encostas.
A Defesa Civil conta com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. Segundo o coordenador, um geólogo da Defesa Civil está a caminho do local para fazer uma análise mais completa da situação de todo o talude.
As chuvas que atingem Minas Gerais neste início de ano resultaram em mortes, destruição e transtornos no estado. Rios inundaram, moradores deixaram suas casas devido a alagamentos ou ao risco de rompimento de barragens, e a circulação de veículos em rodovias foi afetada em mais de cem pontos. Vale, CSN e Usiminas paralisaram suas operações.
Com as tempestades, 145 municípios estão em situação de emergência.
Homem soterrado
Também em Ouro Preto, foi encontrado na segunda-feira, dia 10, o corpo de um homem que teve a casa atingida por um deslizamento de terra. De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, a vítima é Geraldo Neves, conhecido como Lado Fuim. O homem estava desaparecido desde o último sábado, dia 8, quando houve o desabamento.
O corpo de Neves era procurado desde domingo, dia 9, quando ele foi dado como desaparecido. Nesta segunda-feira, dia 10, populares avistaram o corpo dele e acionaram o Corpo de Bombeiros.
A prefeitura de Ouro Preto lamentou o ocorrido e pediu que os moradores da cidade fiquem atentos a qualquer modificação de terreno, muros ou casas e ao aparecimento de trincas.