Visões e Opiniões

Investir em projetos sociais movimenta a economia: você sabia?

17/12/2021 - sexta às 00h00

Recentemente, o Rotary International, através de sua fundação, em parceria com a Santa Casa de Santos, implantou o Centro de Diagnóstico Oftalmológico, para atendimento de pessoas vulneráveis socialmente, que se utilizam do Sistema Único de Saúde, o SUS.
 

O Rotary Club de Santos Oeste, um dos 30 clubes que atuam no litoral paulista, desenvolveu esse projeto, após detectar que um grande número de pessoas não podiam ser diagnosticadas, devido a carência de equipamentos oftalmológicos.
 

Para a liberação de 125 mil dólares americanos, hoje cotados a R$ 700.000, para a aquisição de 17 equipamentos, de última geração (alguns importados), foi necessário a participação de clubes rotários do exterior. Também, foi necessária a adequação do espaço físico, realizado pela Santa Casa, onde foram instalados os equipamentos. Toda orientação técnica e desenvolvimento dos atendimentos ficaram a cargo da Santa Casa de Santos.
 

Em junho de 2020, foi inaugurado o novo Centro de Diagnósticos Oftalmológico, com objetivo de realizar 2.500 atendimentos mensais e, dessa forma, beneficiar milhares de pessoas, por muito tempo.
 

Assim, acontece em todo o mundo, onde o Rotary está presente, seja para apoiar iniciativas na área da saúde, educação, meio ambiente, saneamento, água, desenvolvimento econômico, paz e resolução de conflito. A Fundação Rotária está preparada para orientar todos os rotarianos a identificar as necessidades das suas comunidades, para desenvolver tecnicamente as etapas dos projetos, para buscar parceiros que lhe deem sustentabilidade e contribuir financeiramente para a implantação deles.
 

Os rotarianos sabem que além de atender as necessidades das pessoas mais vulneráveis, os projetos, também contribuem para desenvolver economicamente a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de profissionais, gerando novos empregos e trazendo conhecimento.
 

A centenária Santa Casa de Santos, se mostrou ser um parceiro muito capacitado, para desenvolver mais um sonho dos rotarianos de Santos, em que milhares de residentes na região metropolitana da Baixada Santista sejam atendidas, gratuitamente, com um serviço de alta qualidade.
 

Os rotarianos se mobilizam para melhorar as vidas das pessoas.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS