Saiba quais são as regras para praticar esportes na praia
Disciplina passada aos banhistas visa o bem-estar e a segurança de todos
01/01/2022 - sábado às 13h22Principal atração turística da cidade, a praia é o lugar ideal para lazer e diversão, principalmente durante o verão. Nesta época do ano, turistas e munícipes também aproveitam o mar e a extensa faixa de areia para praticar esportes.
Para o bem-estar de todos, Santos disciplina as atividades esportivas durante o ano todo, com atenção especial para os meses de dezembro e janeiro, quando há concentração maior de pessoas.
Quem é adepto das atividades esportivas, deve ficar atento aos horários e locais permitidos para das modalidades.
Confira:
Futebol: permitido até as 9h e após às 17h em toda a extensão, respeitando a distância de 150 metros de cada lado dos canais. As quadras precisam distar, pelo menos, cinco metros umas das outras.
Frescobol: pode ser praticado o dia todo, na areia fofa, respeitando a distância de 100 metros dos canais e de cinco metros do calçadão.
Vôlei, futvôlei, beach tênis, basquete e fut-tênis: permitido nas quadras montadas pelas entidades autorizadas, todos os dias o dia inteiro
Surfe: permitido entre o canal 2 e a divisa com São Vicente
Windsurfe: Permitido todos os dias, respeitando 150 metros dos canais e arrebentação. A entrada no mar deve ser feita pelo Centro Náutico, que fica em frente ao Aquário Municipal
Kitesurfe e stand up paddle: permitidos todos os dias, respeitando 150 metros dos canais e arrebentação.
A orientação e fiscalização é feita pela Guarda Municipal, que pode autuar aqueles que insistirem em desrespeitar as leis e até mesmo apreender equipamentos. O regramento é estabelecido através de decretos e leis complementares municipais, sendo os principais deles, as leis complementares número 1121, de 5 de maio de 2021, e número 1097, de 9 de julho de 2020, além do decreto 5229 de 8 de dezembro de 2008.