CUIDADOS COM O CABELO

Pontas duplas e quebradiças: como evitar ou tratar?

Cabeleireira aconselha a importância de corte em tempo determinado e cronograma capilar

19/04/2022 - terça às 16h50
Pontas duplas e quebradiças são grandes inimigos para um cabelo bonito e saudável - Foto: divulgação

Ter cabelos saudáveis e bonitos é um fator importante na autoestima das mulheres, mas existem alguns "inimigos", como as pontas duplas e quebradiças -são o resultado da abertura das cutículas capilares, cuja parte é a mais externa dos fios e o protegem-. 

Existem diversos motivos e causas para as pontas duplas aparecerem. O uso excessivo de secador e chapinha, por exemplo, ou coloração, alisamentos, falta de hidratação etc. Mas não se preocupe, há maneiras para evitar esse problema.

"As pontas duplas podem ser evitadas deixando sempre o cronograma capilar em dia, e mantendo o corte a cada 3 meses" explica a cabeleireira Isadora Gondim, de Guarujá.

O cronograma capilar é o revezamento entre hidratação, reconstrução e nutrição, que é importante ter o conselho e acompanhamento de um profissional, pois cada tipo de cabelo necessita de seu próprio cronograma.

Vale lembrar que não pode, de maneira alguma, tirar com os dedos ou unhas as pontas duplas ou os pontinhos brancos que indicam quebras, pois esses fios quebram ainda mais. Isto indica a necessidade de higienização e nutrientes para o cabelo, bem como o tratamento de fios.