DIA MUNDIAL DO DESENHISTA

O desenho além de profissão ou 'hobby' pode ser uma forma de terapia

Ter talento para desenhar é importante, mas prática também ajuda, afirma um amante da arte do desenho

15/04/2022 - sexta às 12h45
A data surgiu com o foco de valorizar o trabalho e dedicação com traços - Foto: divulgação

O dia 15 de abril celebra o Dia Mundial do Desenhista, seja profissional ou aquele que leva o desenho como hobby e paixão. A data surgiu em 2011 pela Associação Internacional de Artes (IAA) em homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, um dos maiores desenhistas e pintores de todos os tempos.

O objetivo deste dia é muito além da homenagem à Da Vinci, mas a valorização dos desenhistas e ilustradores do mundo todo, bem como seu trabalho e dedicação com os traços e, sobretudo, a criatividade.

Mas não se engane quem acha que para ser desenhista precisa ter "o dom" ou "talento" desde a infância. O porteiro Sérgio Alencar Domingos, que é autodidata e desenha desde pequeno, afirma que talento ajuda, mas a prática e o aprendizado também são importantes.

"Um talento natural ajuda bastante, mas a prática e constante aprendizado são essenciais. A utilização de técnicas específicas pode fornecer ferramentas para aqueles que não têm talento, mas gosta de desenhar, atingirem um resultado satisfatório", comenta Sérgio.

O desenho pode ser uma terapia e auxiliar de diversas formas, como aconteceu com o porteiro. "O desenho me ajudou em momentos difíceis na minha vida, essa prática me proporcionou uma tranquilidade e fuga da realidade que foram importantes pra manter minha própria sanidade e autoestima", completa.