BS9 - Badra Comunicação

Conheça Tamer Júnior, o vereador mais bem avaliado na Pesquisa BS9-Badra

Parlamentar obteve 15% da preferência dos moradores-eleitores da cidade, maior índice do levantamento na região

07/10/2021 - quinta às 09h00
Tamer Júnior, de 35 anos, foi reeleito em 2020 com a maior votação da história de Peruíbe - Divulgação

Vereador com a melhor avaliação nas nove cidades da Baixada Santista, segundo Pesquisa BS9-Badra divulgada no início do mês, Tamer Júnior (PSB) foi escolhido por 15% dos moradores-eleitores de sua cidade, Peruíbe. O segundo colocado na região, Matheus Rodrigues (PSD), de Bertioga, obteve 12,8%. Todos os demais conquistaram índice na casa de um dígito (veja os resultados aqui).

Nascido em Santos, mas criado desde os primeiros anos de vida em Peruíbe, Tamer Júnior, de 35 anos, já sonhava em ser político aos 10. Ficou conhecido no município por sua atuação na área de defesa do consumidor e chegou a ser diretor do Procon em 2009.

Concorreu à Câmara Municipal pela primeira vez em 2012, mas ficou na suplência, sendo eleito no pleito seguinte. Já em 2020, foi reeleito como o vereador mais votado na história do município, com 1.382 votos. Posto que repetiu na Pesquisa BS9-Badra, realizada de forma presencial nos dias 28, 29 e 30 de setembro e divulgada no último dia 3 no Portal.

A receita por ter sido o mais lembrado? “Tenho procurado ser transparente, verdadeiro, principalmente com aquilo que a gente pode cumprir. Tenho coragem de falar sim para o que dá para fazer e coragem de falar não para o que não dá, e de trabalhar frente à população, trazer resultados para a cidade”, conta Tamer, que se diz um representante da nova política.

“Isso significa dar voz à população. A nova política é feita por quem trabalha durante todo o mandato e não só no período eleitoral, por quem procura ser porta-voz dos moradores frente aos problemas da cidade. Tenho atuado bastante pela manutenção dos bairros que ainda não são pavimentados e procurado levar meu mandato para a periferia”.

O vereador afirma que cerca de 40% dos bairros de Peruíbe ainda têm ruas de terra, como Jardim Somar, São José, parte do Josedy, Caraguava e Vila Erminda. “A população me cobra e cobra os outros vereadores também sobre esse tema. Outra pauta importante é a da geração de emprego para os jovens da cidade, em que tenho cobrado bastante o Executivo para que traga cursos profissionalizantes para o município”.
 
A atuação junto a deputados da região, como Caio França (estadual) e Rosana Valle (federal), ambos do PSB, além do deputado federal Celso Russomano (Republicanos), também foi apontada como o que acredita ser outro ponto positivo de seu mandato frente à população.

“Esses deputados têm me ajudado a trazer conquistas importantes para Peruíbe, como duas ambulâncias para a UPA, que logo vai receber mais um veículo. O postinho de Saúde do bairro Guaraú está sendo reformado e ampliado a partir de emenda federal que foi conquista do nosso mandato. Também conquistamos veículos para atender a saúde da família. Eu não fico só na cidade. Tento cumprir meu papel aqui em Peruíbe como parlamentar, fazendo requerimentos, indicações, protocolando projetos de lei que façam com que a cidade se desenvolva, mas também acredito que meu mandato tem sido pautado pelo diálogo e parcerias”.

Outra conquista que aponta em seu mandato atual é a construção de uma quadra de society de grama natural com emenda parlamentar de R$ 250 mil enviada por Caio França, equipamento que vai atender moradores do Jardim Veneza e bairros adjacentes.

Sobre o fato de a população conhecer o papel de um parlamentar, Tamer afirma: “Acredito que parte da população conhece, sim. A outra parte é a que não entende, por exemplo, que vereador não pavimenta rua, não constrói escola e não tem autonomia de execução. Vereador tem autonomia de representar a população e de cobrar pavimentação, de indicar manutenção em uma vala que está entupida, ou em uma escola. Quando fiz minha campanha, em nenhum lugar prometi calçar rua. O meu compromisso é cobrar, levar ao Executivo, fazer a interlocução, mostrar a dificuldade existente para que a Administração tenha sensibilidade e atenda o pedido não do vereador, mas daquela população que solicita uma melhoria”.

Pesquisa
A Badra ouviu 2.500 moradores-eleitores a partir de 16 anos nas nove cidades da Baixada Santista. Esse número representa a soma da quantidade proporcional do eleitorado de cada cidade. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.