COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Renato Donato confirma pré-candidatura à Prefeitura de Mongaguá

Presidente municipal do PSB, o advogado disputará pela quarta vez o Executivo municipal

20/04/2025 - domingo às 03h15

Pronto para a disputa
O ex-vereador e presidente do PSB de Mongaguá, Renato Donato, anunciou ontem a pré-candidatura a prefeito nas eleições suplementares que serão realizadas no dia 8 de junho. Essa decisão teve a anuência do coordenador regional da sigla, o deputado estadual Caio França.

Papel central
Apesar de não ter participado diretamente do pleito do ano passado, Donato teve um papel decisivo: ele foi o advogado que ingressou com a ação na Justiça Eleitoral que resultou no indeferimento do registro de candidatura do empresário Paulinho Wiazowski (PP), o nome mais votado para o Executivo no pleito do ano passado. 

Terceira tentativa
Essa será a quarta vez que o socialista estará na disputa pelo Executivo municipal. A primeira foi em 2016 e a segunda, em 2018, quando participou da eleição suplementar vencida por Rodrigo Casa Branca (União). O resultado do pleito não foi validado, porque o então vice-prefeito Márcio Cabeça (Republicanos) obteve uma decisão favorável junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para permanecer no cargo e governar o Município. O advogado também participou do pleito de 2020.

Rompimento
Em 2018, Donato teve como vice Cristina Wiazowski, que concorrerá ao Executivo pelo PP, e contava com o apoio de Paulinho, marido dela.  "Ocorre que, em 2020, o Paulinho retornou à Cidade declarando apoio à reeleição do prefeito Márcio Cabeça, inclusive apresentando-se como seu 'soldado'. Portanto, a partir desse momento tivemos o rompimento, uma vez que eu me coloquei como oposição àquele governo", justificou.

Luto no futebol
A árbitra assistente Maria Isabel Lorena, mais conhecida como Bel, morreu no início da tarde de ontem, após sofrer um mal súbito, durante a partida de abertura do Campeonato de Futebol de Itanhaém da categoria sub-11 entre Jacnay AC e EC Cruzeiro, no campo da SE Unidos do Savoy. A Prefeitura lamentou a morte de Bel e ressaltou que era reconhecida pela paixão pelo esporte e pelo profissionalismo com que atuava nos campos da Cidade.

Lei ignorada?
Segundo informações recebidas pela coluna, não havia uma ambulância com uma equipe médica no local, o que atrasou o atendimento adequado da árbitra assistente. Desde 15 de outubro de 2010, está em vigência a Lei 3665/2010, que torna obrigatória em eventos esportivos realizados no Município a presença de uma ambulância equipada com desfibrilador cardíaco. Essa legislação foi promulgada pelo então presidente da Câmara e atual vice-prefeito, José Renato Costa de Oliva (União).

Noite caótica
Na noite de ontem, os moradores da Baixada Santista receberam um alerta da Defesa Civil, via celular, sobre o risco de alagamentos e deslizamentos nos morros, devido às fortes chuvas que atingiram a região. Muitas vias ficaram inundadas, o que impediu a circulação de pedestres e de veículos. 

Voz sensata
Ex-secretário de Meio Ambiente de Guarujá, o advogado Sidnei Aranha (PCdoB) disse ontem que a população estava diante de um evento extremo e que um chefe do Executivo não consegue resolver a tragédia que a humanidade vem causando. No entanto, ele deixou claro alguns avanços registrados na Cidade, como a criação de unidades de conservação para a busca de recursos internacionais. "Retirar o caráter técnico da Secretaria de Meio Ambiente, isso sim, é algo que podemos cobrar muito de um prefeito", frisou. 

Passando a limpo
O vereador de Santos Benedito Furtado (PSB) apresentou requerimento ao Executivo, na última terça-feira, para solicitar cópia de inteiro teor do contrato e aditivos, incluindo os anexos, proposta técnica, além de plano de investimento e plano de trabalho, firmados com a Terra Santos (ex-Terracom) para a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Município.