Rogério Santos segue com aprovação em alta: 66,5% dos santistas aprovam sua forma de governar
O atual presidente do Legislativo, Adilson Júnior (PP), em seu terceiro mandato, é avaliado como o vereador com melhor desempenho
17/04/2025 - quinta às 13h00Completados os 100 primeiros dias de governo, do seu segundo mandato, o prefeito Rogério Santos (Republicanos) tem sua gestão bem avaliada por sete de cada dez moradores-eleitores de Santos. É o que revela a mais recente pesquisa Badra de opinião, realizada ontem, dia 16, em diferentes pontos de fluxo da cidade.
Na avaliação por conceito, a soma de “ótimo e bom” chega à casa dos 44%, contra 16,5% de “ruim e péssimo”. Para 36,8% dos entrevistados sua gestão é apenas regular e exatos 2,9% não souberam opinar. O chefe do Executivo santista é aprovado por 66,5% da população e desaprovado por 29,9%, enquanto 3,5% não apresentaram resposta válida a essa questão.
“São números importantes e que mostram que aquela cidade dividida, quando da eleição do ano passado, vai se unindo em torno do que é melhor para Santos. Uma divisão então que tinha muito mais um cunho ideológico, do propriamente uma insatisfação com o desempenho da Prefeitura”, argumenta o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados do Instituto Badra.
Segundo ele, o argumento pode ser justificado inclusive pelo fato de 64,9% dos respondentes da pesquisa considerarem o prefeito um político preparado para governar Santos. “Aliás, os que não o veem assim são exatamente os mesmos 29,9% que disseram desaprovar sua forma de governar”, complementa Juvenal.
Entre os que se lembram ter votado em Rogério Santos no pleito de outubro de 2024, 54,8% (ele foi eleito em segundo turno com 53,37 dos votos válidos), 88,9% afirmam não ter se arrependido do voto. Outros 9% dizem que sim, que se arrependeram de ter votado no atual prefeito.
A área da Saúde, em resposta espontânea, é ao mesmo tempo a melhor e a mais mal avaliada, respectivamente com 7,3% e 22,5% das menções. E é o segmento cuja população espera solução prioritária da Administração Municipal: exatos 22,8% manifestaram esse desejo.
Em termos de perfil dos entrevistados, Rogério tem melhor desempenho entre as mulheres, entre aqueles na faixa-etária dos 45 aos 59 anos, e entre os que têm até ensino médio. “Na prática, o grosso do eleitorado santista, do ponto de vista quantitativo”, diz o especialista.
PELO LEGISLATIVO
Apenas o nono candidato mais bem votado à Câmara Municipal na eleição do ano passado, quando recebeu 3.732 votos, o vereador Adilson Júnior, do Progressistas, surge agora, de acordo com a pesquisa Badra, como aquele com melhor desempenho nos 100 primeiros dias do mandato 2025-2028. Exatos 9,8% dos entrevistados fizeram essa menção, o equivalente a 1 em cada dez eleitores do município.
Zequinha Teixeira, também do Progressistas; Débora Camilo, do PSOL, e Sergio Santana, do PL, respectivamente com 3,6%, 2,1% e 2,0%, aparecem na sequência. Outros 47,3% dos entrevistados não enxergam bom desempenho em nenhum dos parlamentares do legislativo santista.
A PESQUISA
O levantamento realizado pela Badra ouviu 1.060 moradores-eleitores de Santos na quarta-feira, dia 16. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra, em termos de perfil, segue a proporção de eleitores presentes no universo (total de eleitores do município) para as variáveis gênero, faixa etária, renda e escolaridade, com a aplicação de fator de ponderação para as duas últimas variáveis, quando necessário. A técnica de pesquisa é a não probabilística por cotas.
A próxima rodada acontece em agosto. A última, em dezembro. “Serão três levantamentos ao longo de 2025, permitindo identificar a evolução ou a involução de cada uma das gestões e dos seus gestores. A pesquisa é, antes de tudo, uma ferramenta que permite, sobretudo aos prefeitos, identificar pontos fortes e fracos e também medir como está a relação com o eleitorado, destinatário final das políticas públicas e dos serviços realizados pelas prefeituras”, afirma o especialista.