COLUNA POR DENTRO DA POLÍTICA

Câmara de Cubatão aprova ampliação de 8 dias no recesso parlamentar

Proposta da Mesa Diretora foi aprovada por unanimidade pelos vereadores

17/04/2025 - quinta às 02h00

Pausa em julho
Em decisão unânime, os vereadores de Cubatão aprovaram, na última terça-feira, uma emenda à Lei Orgânica do Município para ampliar em oito dias o período de recesso parlamentar. Com a mudança, a Câmara deixará de realizar sessões ordinárias entre os dias 8 e 31 de julho. Por outro lado, as atividades legislativas do Município serão desenvolvidas até o dia 31 de dezembro e não mais até o dia 15.

Exemplo de cima
De autoria da Mesa Diretora, a proposta tem como objetivo adequar a legislação municipal à Constituição Federal, que estabelece a duração do recesso parlamentar para um período de 55 dias, alinhando o calendário local ao do Congresso Nacional para buscar a "proximidade e necessidade de contato e atuação mais alinhada aos deputados federais".

Lição de casa
Com a alteração, os integrantes da Casa de Leis terão de fazer a adequação no Regimento Interno, que atualmente prevê o recesso legislativo entre os dias 16 de dezembro e 31 de janeiro. As reuniões extraordinárias poderão continuar sendo convocadas a qualquer momento pelo presidente da Câmara em exercício. 

Festa em Trancoso
Candidato a vice-prefeito de Guarujá pelo Republicanos, em 2020, o advogado Duílio Credidio Squassoni, o Dudu Squassoni, e a pedagoga Lara Sardinha se casaram, no último dia 11, em Trancoso, distrito de Porto Seguro (BA), um dos mais principais cartões postais do Brasil. Além de testemunhar a união do casal, os convidados tiveram a oportunidade de curtir o show do cantor Latino. 

Com moral
A cerimônia foi celebrada pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira, que é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Dudu é filho do ex-presidente da Câmara de Guarujá e ex-deputado federal, Marcelo Squassoni. 

Parceria firmada
A Fassina ampliará o terminal da empresa localizado no bairro São Manoel, em Santos, às margens da Marginal Sul da Via Anchieta. Como contrapartida, ela assumiu ontem o compromisso com a Prefeitura de apresentar, no prazo de 90 dias, um estudo técnico para melhorar os acessos ao bairro e os deslocamentos dos moradores. Aquela região concentra dez terminais retroportuários. 

Relação ganha-ganha
Essa parceria para direcionar investimentos e indicar soluções definitivas para diminuir as constantes filas de caminhões no São Manoel foi celebrada pelo secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi. "Uma iniciativa que vai melhorar a rotina de moradores, empresários, trabalhadores e caminhoneiros, garantindo mobilidade, competitividade e mais qualidade de vida para todos", frisou.

Novo apoio
A pré-candidata à Prefeitura de Mongaguá pelo PP, Cristina Wiazowski, recebeu ontem o apoio do ex-presidente da Câmara e primeiro suplente do MDB no Legislativo, Carlos Cafema.

Juntos até o fim
"Obrigado por acreditarem que, quando estou ao lado de um grupo, sou leal até o fim para o que der e vier. Esse é um primeiro passo para uma grande jornada que está a caminho com toda a fé em Deus", destacou o ex-parlamentar, que está no comando da Secretaria Municipal de Obras Públicas.