CIÊNCIA

Empresa tenta trazer de volta à vida animais extintos há mais de 10 mil anos

Startup quer "ressuscitar" espécies como o mamute e o dodô

16/04/2025 - quarta às 19h23

Recentemente, a empresa americana Colossal Biosciences anunciou que conseguiu restaurar a espécie “Lobo-Terrível” extinta há mais de 10 mil anos. Nos últimos anos, a mesma empresa chocou a todos quando revelou ter planos de trazer de volta espécies extintas como o mamute e o dodô, porém, na época, pela falta de experiências bem-sucedidas, muitos acharam que não passava de uma ideia maluca.

Porém, recentemente a startup anunciou que conseguiu com sucesso recriar três indivíduos com traços de DNA da espécie Lobo-Terrível. Essa espécie se popularizou após a série de televisão “Game Of Thrones”, sendo símbolo dos personagens da família “Stark”.

Agora, no mundo real, a espécie volta à vida com dois filhotes machos apelidados de Remus e Romulus (em homenagem ao antigo mito de Roma), e uma fêmea nomeada de Khaleesi (homenagem à série Game Of Thrones).

Apesar de não terem 100% do DNA da antiga espécie Lobo-Terrível, os animais são extremamente semelhantes aos seus ancestrais e, até o momento, crescem de maneira saudável. O experimento abre portas à possível volta de muitas outras espécies e torna-se o retrato da constante evolução da ciência moderna.