Santos retomará o Fórum Permanente da População em Situação de Rua
Proposta partiu do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Elias Júnior
03/04/2025 - quinta às 01h40Retorno
O secretário de Desenvolvimento Social de Santos, Elias Júnior, defendeu que o Fórum Permanente da População em Situação de Rua seja retomado com o objetivo de garantir um trabalho integrado e contínuo para esse público. A proposta foi apresentada na noite de ontem, durante audiência pública realizada na Câmara e promovida pelo vereador Sérgio Santana (PL), que discutiu diversas questões relacionadas ao tema.
Diálogo franco
O titular da pasta explicou que o fórum será um espaço essencial para discutir ideias e ações voltadas ao aprimoramento do atendimento a essa população. "É preciso transformar essa discussão em um diálogo permanente", reiterou. O grupo deverá contar com a participação de representantes das secretarias de Educação, Esporte, Saúde e Segurança, assim como de integrantes de instituições da sociedade civil.
Chave do sucesso
Com mais de 30 anos de experiência na área da Assistência Social, o promotor de Justiça Carlos Cabral Cabrera reconhece que um dos grandes desafios da Administração Municipal é integrar a rede. Ele ressaltou que, quanto maior a cidade, mais complexo será esse processo. Por esse motivo, entende que a articulação entre as áreas é fundamental para o sucesso de qualquer política pública.
Assunto prioritário
Cabrera explicou que o Ministério Público de São Paulo delimitou alguns temas de trabalho nas regiões. No caso da Baixada Santista, a prioridade definida foi o atendimento à população em situação de rua. O promotor está coordenando essa atividade, cujo objetivo é garantir a aplicação de políticas públicas efetivas para garantir o atendimento humanizado e adequado.
Na bronca
Os vereadores de oposição Allison Sales (PL), Chico Nogueira (PT), Débora Camilo (PSOL) e Rui De Rosis Júnior (PL) fizeram vários questionamentos e indagações sobre os problemas nos serviços da Assistência Social, mas deixaram o Legislativo frustrados com a falta de respostas do secretário municipal. "Saio dessa audiência pública sem as respostas que a gente tanto esperava. Esse é o momento para que a gente tenha condições de questionar e obter respostas", lamentou a parlamentar.
Críticas de sobra
Durante o evento, vários munícipes se manifestaram e apontaram uma série de problemas relacionados ao atendimento à população em situação de rua, como o número insuficiente de servidores para fazer abordagens, a dificuldade de entrar em contato com o telefone 153 (disque urgência social), a existência de ambientes insalubres nos abrigos e a falta de integração das equipes da Assistência Social com as de Saúde e de Segurança.
Nova responsabilidade
Na noite de ontem, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), usou as redes sociais para avisar que nomeou o vereador Jailton Jatobá (Pode) para o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Esse cargo estava vago desde 16 de janeiro, quando Monica Geny dos Santos foi exonerada.
O herdeiro
Por exercer um cargo no primeiro escalão da Administração Municipal, Jatobá ficará licenciado do Legislativo. A vaga dele na Casa de Leis será ocupada pelo primeiro suplente da sigla, o médico especialista em Medicina da Família e Comunidade e ex-parlamentar José Eduardo Doca.
Quarteto do Legislativo
Jatobá é o quarto vereador da atual legislatura que integra o secretariado de Amado neste segundo mandato. Os outros que ocupam postos estratégicos na Cidade são os seguintes: Felipe Rominha (PP - titular da pasta de Desenvolvimento Econômico), Higor Ferreira (União - Habitação e Regularização Fundiária) e Professor Thiago Alexandre (PSD - subprefeito da Área Continental).
Olhar diferenciado
A Câmara de Cubatão aprovou, na última terça-feira, o projeto de lei que institui a Política Municipal de Fornecimento Gratuito de Medicamentos de Derivado Vegetal à Base de Canabidiol nas unidades de saúde pública e privada conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). De autoria do vereador Guilherme do Salão (PSB), a proposta segue para a sanção do prefeito Cesar Nascimento (PSD).
Sem tabu
Um dos objetivos da propositura é diagnosticar e tratar pacientes que possam se beneficiar do uso da cannabis medicinal, com base em evidências científicas que comprovem a eficácia do tratamento. Além disso, a matéria busca promover políticas públicas voltadas ao debate e à disseminação de informações sobre o uso da medicina canábica, por meio de palestras, fóruns, simpósios e cursos de capacitação para gestores.
Mais qualidade de vida
O parlamentar mencionou que a futura legislação garantirá o acesso gratuito a produtos que podem melhorar a vida de pacientes que convivem com epilepsia, esclerose e outras enfermidades. Também foi mencionado que há vários estudos científicos e laudos que comprovam os benefícios desses medicamentos.
Nova finalidade
Na última segunda-feira, o prefeito de Bertioga, Marcelo Vilares (União), encaminhou ao Legislativo o Projeto de Lei 21/2025, que pretende alterar a finalidade de um imóvel, no bairro Costa do Sol, que seria destinado para a construção de uma nova unidade de ensino. A proposta prevê que o espaço passe a abrigar uma unidade básica de saúde (UBS) a ser financiada pelo Governo Federal.