Santos terá programa de prevenção contra atentados nas escolas municipais
A iniciativa foi instituída pela Lei 4.611, sancionada ontem pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos). A legislação é de autoria do vereador e PM reformado Sérgio Santana (PL)
25/03/2025 - terça às 02h00Agora é lei
Já está em vigor a Lei 4.611/2025, que cria o Programa de Prevenção contra a Prática de Atentados Violentos nas Dependências das Escolas Municipais de Santos. De autoria do vereador e policial militar (PM) reformado Sérgio Santana (PL), a legislação foi sancionada ontem pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos).
Metas
A norma tem como objetivo prevenir ataques contra estudantes, professores e funcionários de estabelecimentos de ensino durante o horário escolar. A lei busca, ainda, assegurar a capacitação de docentes, trabalhadores e agentes de segurança pública e privada para identificar possíveis ameaças, além de treinar a comunidade escolar para reconhecer, comunicar e agir em situações de ataque em suas fases iniciais.
Capacitação contínua
A Administração Municipal está autorizada a firmar convênios e parcerias com forças de segurança pública, empresas e universidades para promover treinamentos e ações preventivas. A legislação também prevê a elaboração de cartilhas educativas e a organização de palestras com especialistas em segurança escolar.
Olhar completo
O chefe do Executivo vetou o 5º parágrafo da lei de Santana. O texto dizia que a Secretaria de Saúde poderia disponibilizar profissionais capacitados para o acompanhamento psicológico dos envolvidos e familiares em caso de ameaça. O gestor municipal justificou que esse atendimento "deve ser realizado de forma ampla com a atuação de equipe multiprofissional, para que sejam acompanhados todos os aspectos envolvidos na situação enfrentada, não apenas o psicológico".
De volta ao Legislativo
O vereador de Santos Adriano Catapreta (PSD) protocolou ontem o pedido de licença para tratar de assuntos particulares pelo período de 30 dias, contados a partir de hoje. Essa vaga do partido na Câmara ficará com o quarto suplente da sigla, o ex-parlamentar Antônio Carlos Banha Joaquim, que deixou a Casa de Leis em 2020, após sete mandatos.
Outras opções
O segundo suplente do PSD é o advogado Thiago Papa, que permanecerá à frente da Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo. Já o terceiro da lista é o ex-conselheiro tutelar Douglas Matos Ferreira, o Douglinhas, que atua como assessor da Prodesan e está cedido à pasta de Prefeituras Regionais.
Suspense
A deputada estadual Solange Freitas (União) e o coordenador regional da legenda, Gil do Conselho, estiveram reunidos ontem com os dois pré-candidatos a prefeito de Mongaguá pela sigla, o vereador Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão, que comanda interinamente a Cidade, e o empresário e presidente municipal do partido, Rodrigo Casa Branca. A agremiação confirmou que lançará um nome para disputar o Executivo, mas o anúncio será feito nos próximos dias.
Sob ataque
Tubarão usou as redes sociais ontem para informar que passou a ser atacado e virou alvo de "fake news" desde a semana passada, após ter vindo à tona a informação que a população terá de ir às urnas novamente para escolher um novo prefeito. "Enquanto eles vão ficar falando, eu vou seguir trabalhando para melhorar a vida da população de Mongaguá", frisou.
Pedido negado
Por 7 votos a 6, a Câmara de Mongaguá rejeitou a criação de uma comissão especial para tratar da regularização definitiva da área dos bairros Areião 1, 2, 3 e 4, além dos balneários Tonhão e Cavalo Marinho. A proposta partiu do vereador Du Primos (PP). Coube ao presidente do Legislativo, Balduino Rodrigues Diniz, o Badu (Pode), desempatar a votação.
Bom de voto
O economista e secretário de Finanças e Gestão de Santos, Adriano Leocadio, foi reeleito ontem para a presidência da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP), durante assembleia virtual. O mandato é de dois anos. Leocadio está à frente dessa instituição desde março de 2021.
Praia Grande presente
O 2º vice-presidente eleito da entidade é o titular da pasta de Finanças de Praia Grande, Cristiano de Mola, que já fazia parte da atual Diretoria Executiva da Assefin-SP como 1º diretor de Expansão. A posse do novo colegiado está marcada para o dia 1º de abril, às 11 horas, na Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo, que fica na Rua Libero Badaró, 190, Centro.