"Mudança estruturante depende não só de vencer eleições, mas de um processo diário de mobilização"
A frase é do presidente estadual do PT, o deputado federal Kiko Celeguim, que esteve em Bertioga, no último sábado para conversar com a militância e conhecer as demandas locais
24/03/2025 - segunda às 01h45Ouvindo as bases
Com o objetivo de se preparar para as eleições do próximo ano, organizar os diretórios municipais e conhecer as principais demandas e angústias dos cidadãos paulistas, a direção estadual do PT deu início ao Giro PT, no último dia 15. Ao longo das próximas semanas, os dirigentes e deputados da sigla irão percorrer diversas cidades para conversar com a população e discutir propostas para resolver os problemas enfrentados pela população.
Baixada Santista presente
Na manhã do último sábado, o presidente da Executiva estadual da sigla, o deputado federal Kiko Celeguim, comandou o encontro realizado na Câmara de Bertioga. A Cidade foi a primeira da Baixada Santista a receber essa agenda. A atividade também contou com a participação de outros nomes importantes da agremiação da estrela vermelha, como o parlamentar estadual Luiz Fernando e o também deputado federal Carlos Zarattini.
Esforço diário
Durante a conversa com a militância, Celeguim reconheceu que, embora o partido tenha conquistado a presidência da República, em 2022, a verdadeira transformação só será possível com mobilização contínua e um trabalho de inclusão interna e externa. "Temos um pequeno espaço de poder no Orçamento da União, o que nos permite criar programas pontuais que melhoram a vida das pessoas. Mas a mudança estruturante do Brasil vai depender não só de vencer eleições, mas de um processo diário de mobilização", ressaltou.
Sandálias da humildade
O parlamentar também alertou sobre uma possível arrogância dentro da sigla, que, muitas vezes, resiste em aceitar novos quadros. Na avaliação dele, é preferível abrir as portas para essas pessoas, apesar das divergências, do que vê-las militando em outras legendas, lutando contra as mesmas dificuldades e necessidades da população. "Não é um trabalho fácil conviver com o diferente, com o contraditório. É um desafio cotidiano. Que tipo de PT nós queremos ser? Um PT que fica dando aula e lição para outros, mas não mobiliza, ou o PT que se disponha a dar aula para os outros, mas também aprenda com a dificuldade de cada um?", questionou.
Dedo na ferida
A Câmara de Praia Grande poderá instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o que levou o Município a enfrentar uma crise financeira e a adoção de medidas de contenção de gastos para equilibrar as contas. A proposta foi apresentada na sessão da última terça-feira pelo vereador Emerson Camargo (PSD), um crítico contundente da ex-prefeita Raquel Chini (Republicanos).
Diferença absurda
"Em 2021, quando a ex-chefe do Executivo assumiu a gestão, havia R$ 350 milhões em caixa. Não houve queda de arrecadação e ainda foram recebidos mais de R$ 84 milhões em emendas enviadas pelo então deputado federal Alberto Mourão (MDB). Então, a pergunta é: onde foi parar esse dinheiro? O que a antiga gestão fez com esses recursos?", indagou.
Justa homenagem
O vereador de São Vicente Adilson da Farmácia (União) apresentou o projeto de decreto legislativo para alterar o nome da Medalha de Mérito Esportivo, instituída pela Câmara em 1993, para Medalha Wlamir Marques. Trata-se de um justo tributo a esse vicentino, um dos principais nomes do basquete masculino, que morreu no último dia 18, aos 87 anos.
Fenômeno das quadras
Apelidado de "Diabo Loiro", o ex-atleta fez história pela seleção brasileira ao ser um dos protagonistas na conquista dos mundiais de 1959, no Chile, e de 1963, no Brasil. Com a equipe, ele também ficou em segundo lugar em 1954, no Brasil, e em 1970, na antiga Iugoslávia. O ídolo vicentino também faturou duas medalhas de bronze pelo País nos Jogos Olímpicos de Roma (Itália), em 1960, e de Tóquio (Japão), em 1964.
Preparando a tropa
O auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos e Região (Sintrasaúde) foi o palco do curso de formação política "Por que lutamos?" realizado pelo PCdoB de Santos, no último sábado, e voltado a filiados, militantes e dirigentes da legenda. O presidente da sigla na Cidade, Daniel Gomes, destacou que o evento foi marcado pela rica troca de ideias para fortalecer a luta por direitos, a soberania do País e avanços para a classe trabalhadora.
Dilma reeleita
Ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) anunciou ontem que foi reeleita para o comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), a instituição financeira dos Brics (grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O mandato da petista, que terminaria em 6 de julho, foi prorrogado por mais cinco anos, após decisão unânime dos líderes dos Brics.