Acolhe PG orienta população de Praia Grande/SP sobre os serviços de saúde do Município
Central telefônica facilita acesso do cidadão à diversas informações
16/03/2025 - domingo às 13h06Criado durante a pandemia da covid-19 para monitorar pacientes com o coronavírus, o Acolhe PG é uma central telefônica que foi expandida e hoje oferece inúmeros serviços para a população. O objetivo é facilitar o acesso à informação do cidadão, esclarecendo dúvidas sobre os serviços e a rede municipal de saúde.
Um dos serviços de destaque é informar, por telefone ou whatsapp, a situação do agendamento das consultas, exames e procedimentos do paciente. Por telefone, a pessoa deve ligar para o número 162 e digitar a opção 3. Em seguida, é necessário informar o nome completo, data de nascimento e o nome da Usafa onde é paciente, que o atendente irá passar a posição da pessoa na fila de espera. Outra forma é mandar uma mensagem via whatsapp com os mesmos dados para o número 13-3496-5174.
“Esse é um canal mais rápido, fácil e prático para o munícipe saber a informação que ele está precisando. Sem precisar sair de casa ele pode saber o andamento das suas solicitações de consultas e exames”, explica a enfermeira Nathamy Jannuzzi, coordenadora do Acolhe PG.
Nesses números também é possível esclarecer dúvidas sobre os atendimentos e serviços da rede de saúde praia-grandense. O Acolhe PG funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
O munícipe também pode fazer a mesma consulta pela internet. Para isto, basta acessar o site da Prefeitura de Praia Grande e ir na seção Carta de Serviços (www.praiagrande.sp.gov.br/cartaservicos). Em seguida, no campo pesquisa, coloque ‘lista de espera’ e clique na lupa; clique no resultado; depois, siga as instruções de 1 a 4 que consta na página; é necessário informar o número do cartão SUS ou o do CPF. A partir daí o usuário já consegue visualizar todos os procedimentos em aguardo.
Agendamentos – O Acolhe PG também é responsável pelo controle de avisos de consultas, exames e procedimentos agendados. A equipe da central entra em contato com o paciente pelo whatsapp informando a data. A pessoa tem a opção de confirmar o agendamento pelo próprio aplicativo, ou, caso não possa comparecer naquela data, recusar o agendamento, que retorna para o sistema até a disponibilidade de uma nova data. Essa ação diminuiu a ausência nas consultas e exames e aumentou a possibilidade de outra pessoa ser agendada naquele horário que seria perdido.
Gestantes – Outro serviço importante é o monitoramento das mulheres com gesta de risco. A equipe acompanha esses pré-natais, garantindo que as gestantes não percam as consultas na rede municipal e também no Hospital Guilherme Álvaro e no AME Praia Grande, equipamentos do Governo do Estado. Caso a gestante falte, a equipe do Acolhe PG remarca para o mais breve possível e avisa a paciente.
“Esse monitoramento proporciona um melhor acompanhamento da gestante de alto risco durante o pré-natal. É muito importante fazer esse monitoramento, diminuindo o percurso que a gestante faz dentro da rede de saúde”, destaca Nathamy.
Transporte – Outro serviço importante prestado pelo Acolhe PG é o agendamento de transporte para tratamento em saúde de pacientes que fazem algum acompanhamento de saúde fora de Praia Grande e não possuem meios próprios. Para realizar a solicitação, a pessoa deve entrar em contato com o número de whatsapp 13-3496-2430.
Referência – Em meio a um cenário desafiador imposto pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Praia Grande implantou em março de 2020 o Acolhe PG como uma ferramenta para realizar o monitoramento de síndromes gripais e casos confirmados de covid-19. Foram feitas mais de 400 mil ligações de monitoramento de sintomáticos respiratórios e pacientes positivos e mais de 100 mil atendimentos telefônicos recebidos durante a pandemia. O serviço se tornou referência na Saúde, sendo visto como uma das ações fundamentais no sucesso do Município no enfrentamento à pandemia.
“O Acolhe PG eÌ uma ferramenta de comunicação dos serviços de saúde com a sociedade que deve ser usada para escutar as demandas e melhorar cada vez mais nossos processos, auxiliando a gestão a melhorar cada vez mais vez o atendimento à população”, enfatiza o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, José Isaías Costa Lima.