RECONHECIMENTO

Professora aposentada da rede de municipal de Guarujá tem livro premiado em Portugal

A obra de Rejane Emílio, 'Prazer em escrever: guia para escritores iniciantes' foi vencedora da categoria 'Melhor Livro de Língua Portuguesa' na Mostra Internacional de Livros, em Portugal

04/03/2025 - terça às 18h31

Mais uma vez, Guarujá foi reconhecida internacionalmente. A responsável pelo feito foi a professora aposentada da rede municipal de ensino, Rejane Emílio, pela autoria do livro 'Prazer em escrever: guia para escritores iniciantes'. A obra ganhou o prêmio de 'Melhor Livro de Língua Portuguesa' na Mostra Internacional de Livros, realizada na Galleryspt, em Portugal, em janeiro.

O processo de escolha durou cerca de cinco meses, já que os organizadores realizaram uma curadoria com 2.896 livros. Destes, 24 foram selecionados para serem expostos na Mostra. A premiação contou com sete categorias e os vencedores foram revelados no evento.

Segundo Rejane, o livro foi escrito junto a oito autores brasileiros e portugueses, que trouxeram temas diferenciados para serem abordados no livro, cuja temática envolve apoiar novos escritores, com saberes do idioma, organização e revisão de textos. Ela destacou, ainda, que a participação no processo de criação foi um desafio, já que os autores não se conheciam.

Para a autora, a participação na Mostra foi motivo de orgulho e trouxe ânimo para novas publicações. "Assim como o público-alvo do livro, me considero iniciante na literatura. Somente a participação na Mostra Internacional já teria valido a pena, de modo que a premiação acrescentou entusiasmo ao nosso coletivo de escritores", destacou.

Quase 30 anos de rede de ensino

Rejane Emílio ingressou na rede de ensino de Guarujá em 1994 e lecionou em quatro unidades diferentes, sendo estas as Escolas Municipais 1º de Maio, Professora Dirce Valério Gracia, Oswaldo Cruz e Vereador Afonso Nunes. Além disso, ela também exerceu funções técnicas de coordenação e supervisão na Secretaria Municipal de Educação (Seduc) até a sua aposentadoria em 2021.