ECONOMIA LOCAL

São Vicente anuncia novo pacote de investimentos para fortalecer turismo e comércio na Cidade

O São Vicente de Cara Nova conecta grandes intervenções em turismo, comércio, cultura, esporte e lazer

27/02/2025 - quinta às 10h20

Recurso do Dadetur contempla reurbanização das praças Barão e 21 Irmãos Amigos e conservação do Memorial 500 Anos; projetos estão em licitação

Turismo e comércio, dois dos principais cartões-postais de São Vicente, caminham juntos. Por isso, a Primeira do Brasil, ciente da importância desses dois setores para a economia e a valorização da Cidade, anuncia um pacote de investimentos em melhorias estruturais sobre as praças Barão do Rio Branco (Centro) e 21 Irmãos Amigos (Itararé) e o monumento dos 500 Anos (Ilha Porchat).

Os projetos consistem na reurbanização da Praça Barão - grande patrimônio comercial do Município -, garantida por paisagismo, reforma do piso e das calçadas, novo mobiliário urbano, acessibilidade e recapeamento das vias adjacentes, dando sequência à proposta de revitalização do centro comercial, cujos trabalhos já contemplaram a entrega do Boulevard Martim Afonso, tornando o 'coração' da Cidade mais atrativo e aquecido; na reurbanização da Praça 21 Irmãos Amigos, com troca de piso, reforma dos mastros, mobiliário urbano, construção de uma edificação de apoio ao turista - visando contribuir com informações sobre as riquezas e belezas naturais da Cidade - e a reestruturação de parte da subida da Ilha Porchat, com reforma do piso, escadaria e novo paisagismo; e na conservação do Memorial dos 500 Anos - acervo projetado pelo lendário arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer -, que passará por remodelação do acesso, com acessibilidade e reforma dos sanitários.

A iniciativa dá sequência à proposta de revitalizações estratégicas do programa 'São Vicente de Cara Nova', cuja finalidade é reestruturar todo o eixo centro-praia, região com maior índice de empregos gerados e consumo na Cidade. Os projetos referentes às praças Barão e 21 Irmãos Amigos e ao Monumento somam-se a outras grandes transformações já promovidas, como a da Orla do Gonzaguinha - com a chegada dos píeres dos Apaixonados e do Pelé e da Fonte das Crianças -, a Ponte Pênsil, a nova Praça da Bíblia e a Biquinha, que está sendo reurbanizada.

O São Vicente de Cara Nova conecta grandes intervenções em turismo, comércio, cultura, esporte e lazer, entendendo que esses elementos são cruciais em prol do desenvolvimento da Cidade.

"Entendemos o nosso centro como um ponto de comércio e turismo. Partindo dessa linha estratégica, estamos promovendo melhorias por toda a região, seguindo com iniciativas que aqueçam o consumo e atraiam olhares para São Vicente como um polo turístico, cultural e de comércio", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira.

Neste momento, os processos encontram-se em fase de licitação para contratação das empresas responsáveis pela realização das obras. O investimento foi adquirido através de articulação entre o Município e o Estado, que viabilizou o recurso via Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), verba destinada pelo Governo de São Paulo para intervenções no setor turístico, fundamental para o desenvolvimento da economia.

"É um recurso específico para investir em turismo. Por isso hoje o morador pode se deparar com o Gonzaguinha mais bonito, a Biquinha ficando nova e com ambiente familiar. Abrimos a licitação e, em breve, avançaremos para reestruturar a subida da Ilha Porchat, revitalizar o Memorial dos 500 Anos e iremos deixar a Praça Barão mais bonita, para completar a reurbanização do centro comercial. É São Vicente ficando de cara nova, investindo recurso de turismo em turismo, e, com isso, gerando mais oportunidades para a população", ressalta o prefeito Kayo Amado.