"Vai ter túnel, sim", afirma o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa
Após um século de espera, o túnel Santos-Guarujá vai se tornar realidade com atuação de Paulo Alexandre Barbosa. "Nossa principal vitória foi conectar os governos", destaca o parlamentar
27/02/2025 - quinta às 10h1727 de fevereiro, um marco histórico será celebrado na Baixada Santista: o lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá. O evento, que ocorrerá às 10h30 no Parque Valongo, Santos (SP), contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e de diversas autoridades locais. O leilão para definir a empresa responsável pela construção está previsto para agosto de 2025.
A realização desse projeto, esperado há mais de 100 anos pela população, foi possível graças à atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal, em um trabalho de articulação em que Paulo Alexandre Barbosa, maior liderança política de Santos, teve um relevante papel. Para o ex-prefeito de Santos e Presidente da Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá, a superação das barreiras políticas foi determinante para que o projeto avançasse de fato. "Sempre disse que essa obra precisava de menos disputa política e mais compromisso com as pessoas. A eleição passa, mas o sofrimento de quem perde horas na travessia continua. Nosso dever é construir pontes - neste caso um túnel - que unam as pessoas e melhorem vidas" , reflete o parlamentar.
União de esforços
O túnel, com 1,5 km de extensão e 870 metros submersos, será construído sob o canal do Porto de Santos e permitirá o tráfego de veículos leves, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres. Orçada em R$ 6 bilhões, a obra é a maior do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "Por deÌcadas e décadas, a populaçaÌo da Baixada Santista ouviu promessas e viu projetos engavetados. Mas noÌs naÌo desistimos. Lutamos, unimos forças, e agora estamos transformando essa esperança em concreto, aço e progresso", comemora Barbosa.
O túnel Santos-Guarujá representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico da região. Atualmente, a travessia de balsa pode levar mais de uma hora em horários de pico ou em dias de más condições climáticas. Com o túnel, esse tempo será reduzido para menos de cinco minutos, beneficiando diretamente milhares de trabalhadores.
"Esse tuÌnel naÌo eÌ apenas uma obra de engenharia. É a realizaçaÌo de um sonho centenaÌrio de milhares de pais e maÌes santistas que, todos os dias, enfrentam filas interminaÌveis para simplesmente chegar ao trabalho e garantir o sustento de suas famiÌlias. Hoje, estamos dando um passo decisivo para mudar essa realidade", ressalta Barbosa, que também é primeiro vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) e membro da mesa diretora da Câmara dos Deputados.
Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, a obra terá um impacto significativo na economia nacional. O Porto de Santos, responsável por 30% das trocas comerciais do Brasil e por 60% dos embarques e desembarques internacionais de São Paulo, terá seus acessos otimizados, facilitando o escoamento de cargas e fortalecendo a competitividade do país no comércio global. De acordo com os números, a concretização do projeto não beneficia apenas a Baixada Santista, mas o Brasil inteiro, impulsionando a economia e gerando oportunidades.
Com a geração de 8 mil empregos diretos e um impacto positivo para mais de 2 milhões de habitantes, o Túnel Santos-Guarujá se consolida como uma das obras mais importantes do país. Paulo Alexandre Barbosa enfatiza que vai seguir acompanhando cada etapa para garantir que esse sonho finalmente se torne realidade. "A Baixada Santista jaÌ esperou demais. Agora, naÌo haÌ mais espaço para atrasos. Esse tuÌnel vai sair do papel, e eu vou estar aqui, acompanhando cada etapa, porque essa eÌ a minha missaÌo: garantir que esse sonho se torne realidade para todos", finaliza.