CARNAVAL 2025

Às vésperas do carnaval, mais 42 abafadores de ruído são entregues a pessoas com deficiência

Viabilizado em parceria com as Secretarias da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e de Cultura (Secult), os abafadores proporcionam sensação de alívio aos usuários, reduzindo a exposição a níveis elevados de som

27/02/2025 - quinta às 08h09
É necessário também apresentar documento de identificação e comprovante de residência de Santos. - Divulgação

Mais 42 abafadores de ruído foram entregues a pessoas com hipersensibilidade auditiva, permitindo que elas aproveitem o carnaval e outros eventos de forma confortável e inclusiva. Nesta terça-feira (25), a distribuição ocorreu para crianças e adolescentes atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santos (Encruzilhada), em dois períodos, somando-se aos mais de 500 dispositivos já doados pela Prefeitura por meio da iniciativa 'ProteSom'. 

Viabilizado em parceria com as Secretarias da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher) e de Cultura (Secult), os abafadores proporcionam sensação de alívio aos usuários, reduzindo a exposição a níveis elevados de som e, consequentemente, o estresse causado pelos estímulos do ambiente. Os dispositivos seguem os parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os aparelhos são distribuídos em seis pontos dos Morros, Zona Noroeste e Área Continental (veja os endereços abaixo), exclusivamente para pessoas que possuam a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência ou a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). É necessário também apresentar documento de identificação e comprovante de residência de Santos.

"O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, pois não estamos falando de um acessório de luxo, mas de algo estritamente necessário, que transforma e melhora a vida de quem tem hipersensibilidade auditiva", explicou a coordenadora municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Cris Zamari. 

A vice-presidente da Apae, Elise Cordeiro, agradeceu a iniciativa. "Sabemos o quão importante é a sensação de pertencimento que esses instrumentos proporcionam às nossas crianças. Dessa forma, elas têm melhor qualidade de vida e conseguem participar mais ativamente de momentos com a família."

Durante a distribuição dos abafadores, Simone Cruz, 52 anos, mãe do carismático Diogo Gabriel, 12, comentou sobre a diferença que o aparelho fez na vida de seu filho desde que adquiriu o primeiro, tempos atrás. "Lembro que precisei parcelar um abafador em várias vezes, pois é um item caro. No entanto, ele trouxe meu filho para perto de mim e das nossas atividades em conjunto. Esse abafador praticamente fez com que ele voltasse a socializar após a pandemia, e receber este de forma totalmente gratuita é maravilhoso; realmente precisávamos".

COMO SOLICITAR A CARTEIRA

Quem ainda não possui a carteira de identificação para pessoa com deficiência, que é expedida pela Semulher, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Defesa de Políticas para Pessoa com Deficiência (Codep), pode se dirigir ao Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, Centro) e agendar o atendimento no setor de Protocolo da Prefeitura. 

A documentação necessária é uma foto 3x4, originais e cópias do RG e CPF do interessado e do responsável (quando for o caso), cópia do comprovante de residência atualizado (90 dias) e original e cópia do laudo médico com o CID e CRM legível.

O prazo para a emissão é de 35 dias. Não há cobrança de taxa e o documento pode ser renovado a cada cinco anos. De posse dos documentos, a pessoa interessada, ou seu representante legal, poderá retirar o abafador

VEJA OS LOCAIS ONDE O ABAFADOR É DISTRIBUÍDO

- Semulher - Casa da Cidadania

Rua XV de Novembro, 119, Centro Histórico

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

- Casa da Mulher

Avenida Rangel Pestana, 150, Vila Mathias

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

- Condefi - Estação da Cidadania

Avenida Ana Costa, 340, Campo Grande

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

- Conselho Tutelar da Zona Noroeste

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, Santa Maria

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

- Prefeitura Regional dos Morros

Avenida Santista, 740, Nova Cintra

Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h

- Prefeitura Regional da Área Continental

Praça Encarnación Alves Corpaz s/nº, Caruara

De segunda a sexta, das 9h às 16h.

ORIENTAÇÃO JURÍDICA

Atendimentos jurídicos gratuitos também foram realizados na parte da manhã para as mulheres associadas à Apae, por meio da Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação do Cidadão (Cadoj). 

Mulheres vítimas de violência, residentes em Santos, ligadas ou não à organização, podem receber orientação ou assistência jurídica gratuita (esta última destinada a qualquer mulher cuja renda familiar seja igual ou inferior a três salários mínimos) durante todo o ano na Casa da Mulher de Santos.

Para participar, é necessário comparecer ao equipamento público às segundas-feiras, das 9h às 13h, ou quartas-feiras, das 13h às 17h, com RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda do grupo familiar e outros documentos relativos à ocorrência.