EMPREENDIMENTO

Grupo Peralta recebe alvará para início das obras do Litoral Plaza Santos

Obras terão início ainda no primeiro semestre deste ano

26/02/2025 - quarta às 09h36

Após aprovação dos projetos arquitetônico, urbanístico, de gerenciamento de resíduos e de manejo arbóreo, além da aprovação do RIT - relatório de impacto de tráfego e do EIV - estudo de impacto de vizinhança, o Grupo Peralta recebeu da Prefeitura de Santos, nesta quinta feira dia 20 de fevereiro, o Alvará de Execução para início de Obras nº 004/2025, emitido em 11 de fevereiro de 2025.

O projeto, que representa um marco na expansão e revitalização da área intermediária da cidade, contará com um shopping center de grande porte, torres comerciais e residenciais, e um parque verde de cinco mil metros quadrados. Ainda na fase de construção, serão criados mais de 2.500 empregos, com expectativa de atingir quase 3 mil postos de trabalho diretos a partir da terceira fase. 

As obras do Litoral Plaza Santos terão início na área destinada à Associação Atlética dos Portuários de Santos, com a primeira fase focada na construção da nova sede social do clube. Essa etapa faz parte de um acordo previamente estabelecido e está prevista para começar ainda no primeiro semestre deste ano.
 

Em relação a outros benefícios, estão previstas ainda contrapartidas de investimentos na sessão de radioterapia do hospital Santa Casa de Santos e na segurança pública com a reforma da Delegacia e do 3º  Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar. 

O projeto urbanístico e arquitetônico do Litoral Plaza Santos, considerado o maior já aprovado na história pelo poder executivo municipal, tem um conceito inovador de open-mall, com lojas no térreo abertas para o exterior, promovendo uma experiência semelhante às tradicionais praças urbanas da Europa. 

Por isso, a iniciativa prevê uma valorização imobiliária de 80% na região e um aumento de 67% nas vagas de emprego, conforme estudo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Além disso, a infraestrutura do empreendimento contempla soluções de mobilidade a instalação de um ponto do "Bike Santos" e sustentabilidade, incluindo novos acessos viários, ponto de locomoção de bicicletas, caixas de reuso de água pluvial e plantio de mais de 1.000 árvores para compensação ambiental.

Mitigação de impactos na vizinhança

Com a aprovação do EIV, o Grupo Peralta tem aprovado o cronograma de construção para entrega das contrapartidas. Em relação à mitigação dos impactos da obra, as fases de construção utilizarão técnicas de pré-moldados, sendo que a disposição estratégica das cinco torres previstas respeitará o espaçamento de até 150 metros entre os edifícios, evitando aquecimento e sombreamento indevidos.

A mobilidade viária é outro aspecto central considerado no projeto. Um estudo aprovado pela prefeitura prevê a criação de novas ruas e acessos para evitar congestionamentos, com destaque para a reorganização das vias de acesso como as ruas Joaquim Távora e Frei Cincinato Braga e as avenidas Francisco Manoel, Floriano Peixoto e Senador Pinheiro Machado (Canal 1). Para trazer ainda mais segurança ao processo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos atuará no monitoramento e sinalização da região durante as fases da obra.

Com um terreno de mais de 90 mil metros quadrados, o Litoral Plaza Santos contribuirá com o acesso rápido e fácil dos moradores dos bairros Jabaquara, dos Morros, do Campo Grande e do Marapé. Dentro de sua área total, haverá aproximadamente dois terços das vagas de estacionamento destinadas aos visitantes do shopping, enquanto as demais atenderão as torres comerciais e residenciais do novo empreendimento.

O EIV, assim como as mitigações, comuns a todos os shoppings, mas potencializado pela multiplicidade de usos previstos neste novo projeto, que inclui apartamentos e salas comerciais, além do fluxo de atendimento por parte da Santa Casa de Misericórdia e da Beneficência Portuguesa, beneficiará a população dos bairros no entorno, por conta desta nova opção comercial da cidade. Esta opção de acesso e transporte diminuirá o impacto do trânsito ao reduzir de forma significativa a necessidade de tráfego de veículos e aumentando o uso de transporte coletivo.

Legado familiar e estratégia de expansão

Após 60 anos no mercado de varejo, o Grupo Peralta, holding familiar criada em 1966, passa a concentrar investimentos no segmento de malls com mix de gastronomia, lazer e entretenimento. 

Soma-se a isso a expansão que já está em curso do Litoral Plaza Praia Grande, que já é o maior do Litoral Sul e se tornará um dos maiores do Brasil, inclusive com a construção da segunda unidade da marca global Hard Rock Cafe do Estado de São Paulo, sendo a primeira no Estado dentro de um shopping.

Neste cenário, o grupo reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Santos, trazendo um projeto pioneiro que alia modernidade, sustentabilidade e inovação urbanística, um marco que fortalece o crescimento da cidade e a qualidade de vida da população de toda a Baixada Santista.