Secretaria da Saúde de São Vicente aponta principais cuidados para os dias de altas temperaturas
Munícipes devem hidratar-se, evitar atividade física no horário das 09h às 16h e passar protetor solar
19/02/2025 - quarta às 12h20As altas temperaturas chegaram e o cuidado deve ser redobrado. Pensando nisso, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), orienta os munícipes com os principais cuidados para os dias de forte calor, principalmente, para crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos. Em caso de sintomas de insolação, pressão baixa/alta e desidratação, a instrução é a de procurar a unidade de saúde mais próxima.
A Dra. Bruna Giacomelli, médica pediatra, orienta quais são os cuidados necessários que os pais devem tomar com as crianças: "É fundamental reaplicar o protetor solar filtro 50 ou superior, a cada duas horas e após sair da piscina ou praia, por exemplo. Bonés ou chapéus de aba larga também ajudam a proteger o rosto. Hidratar-se com água e oferecer, em intervalos regulares, sucos naturais, água de coco e alimentos leves (frutas) como forma de complemento".
Outro ponto abordado pela médica são os sinais de desidratação: "A quantidade de água varia com a idade, mas os pais devem observar sinais de desidratação, como boca seca, choro sem lágrimas e urina concentrada", completa.
Mais um público que sofre com as altas temperaturas são pessoas acima de 65 anos. De acordo com pesquisa realizada em 2023, da revista científica 'The Lancet' em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1990 houve um aumento de 167% de casos de sintomas relacionados ao calor no público idoso.
Por conta disso, todo o cuidado é necessário, como pontua o médico geriatra, Dr. Marco Antonelli: "Os idosos são o público que mais sofre com as altas temperaturas. Alguns sinais são primordiais para detectar sintomas ocasionados pelo calor, como: moleza, tontura e confusão mental. Por isso, é sempre importante usar roupas leves, evitar sair no horário das 09h às 16h e tomar bastante água".
Por fim, o médico cardiologista, Jarbas Gonçalves Junior alertou sobre os cuidados que pessoas com problemas cardíacos devem tomar: "Pacientes com essa condição devem evitar isotônico, pois tem sal presente na fórmula e cardíacos têm um limite para o consumo. A instrução é: beber água (um copo a cada 2h), dar preferência a alimentos frescos e leves, de fácil digestão e evitar atividade física no horário das 09h às 16h".