ESPORTES

Projeto Ondas retoma atividades com novidades em Guarujá

ONG amplia impacto social com novas parcerias e a estreia da Onda Profissionalizante, oferecendo capacitação para famílias

18/02/2025 - terça às 10h15

O Projeto Ondas retomou suas atividades com os educandos, proporcionando um ambiente de aprendizado, esporte e desenvolvimento para cerca de 80 crianças e adolescentes de 7 a 12 anos de idade em situação de vulnerabilidade socioeconômica em Guarujá. As atividades acontecem no contraturno escolar, às segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 17h), com foco não apenas no surfe, mas também na educação e na inclusão social.
 

Este ano o Projeto Ondas atuará em três frentes, com os projetos Surfando Valores, que está na sua terceira edição, que ocorre por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio dos parceiros: Brasil Terminal Portuário - BTP, Santos Brasil, Ecovias do Araguaia, EcoRioMinas, RipCurl, Gerdau e Norfil, que incentiva a prática do surfe como esporte educacional, o Onda do Saber, que oferece apoio pedagógico aos beneficiários, realizado com o patrocínio da Empresa Santos Brasil, e o projeto Onda da Convivência, trabalha o fortalecimento de vínculo com as famílias atendida e ocorre por meio de Emenda Parlamentar Federal destinada pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa. E a grande novidade deste ano, o projeto piloto Onda Profissionalizante, que trará cursos de manicure, pedicure e empreendedorismo para as famílias beneficiadas pelo Projeto Ondas, este projeto piloto também conta com o patrocínio da empresa Santos Brasil.
 

Para Jojó de Olivença, bicampeão brasileiro de surf e fundador do Ondas, a retomada das atividades marca o início de um ano promissor. “Graças a Deus chegou o momento mais esperado por todos. Tanto pelos colaboradores, quanto pelas crianças e pelos pais. Momento que a gente aguardava para acontecer. Em razão de alguns atrasos na assinatura dos termos de compromisso e formalidades, atrasou um pouco, mas veio no momento certo. Então foi até bom que tudo isso acontecesse para que a gente iniciasse alinhado ao calendário escolar”.
 

A primeira semana de atividades foi marcada por dinâmicas de integração, aprendizado e acolhimento. Na segunda-feira, os participantes realizaram uma atividade de apresentação e compartilharam suas expectativas para o ano. A atividade educativa do dia envolveu a troca de Cartas de Boas-Vindas entre as crianças, fortalecendo os laços entre elas. No campo esportivo, uma gincana na praia ajudou a relembrar o nome das pranchas, acessórios e incentivou o trabalho colaborativo.
 

Na quarta-feira, a atividade educativa trouxe a "Caixinha da Gentileza", uma dinâmica conduzida pela Educadora Social e pedagogas para promover ações gentis entre os participantes. Ao final, as crianças elaboraram um Cartaz da Gentileza, utilizando recortes de revistas para representar gestos gentis trabalhados na aula.
 

Encerrando a semana, na sexta-feira, a atividade educativa "História na Lata - Girassol Quer Ser Sol" trouxe uma narrativa sensível sobre amizade, resiliência e os ciclos da natureza. Após a contação da história, as crianças participaram da confecção de um grande girassol, onde escreveram palavras gentis em cada pétala, refletindo sobre as lições aprendidas.
 

“Estamos em clima de grande euforia, ouvindo novamente aquela alegria da criançada voltando às atividades. Participando do que eles mais gostam que é o surfe, mas não somente isso, também o apoio pedagógico e o atendimento às famílias. Toda a engrenagem acontecendo a todo vapor! Agradecemos aos parceiros, doadores, empresas e à prefeitura. Todos que estão remando com a gente nessa causa. 2025 tem tudo para ser o ano com um atendimento consolidado e muitas novidades para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e seus familiares”, finaliza Jojó.
 

Sobre o Projeto Ondas
O Projeto Ondas realiza as atividades no contraturno escolar há mais de 17 anos, desenvolvendo além do surf educativo, o apoio pedagógico, inclusão digital, educação ambiental, valores e assistência social e jurídica para os alunos e suas famílias.
 

A Organização conta com o apoio da SEL - Secretaria Municipal Esporte e Lazer de Guarujá, LIE - Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte, através do Projeto Surfando Valores III (Santos Brasil, BTP, Rip Curl, Gerdau, Norfil, Ecoporto - Ecovias do Araguaia e EcoRiominas), parceria CMDCA e investimentos sociais.
 

Ajude o Ondas
Quem acredita no poder transformador do surf e da educação apoia o projeto! As doações podem ser feitas por meio do seguinte link: https://ondas.colabore.org/transformandoem1passo/single_step. Além disso, o Projeto Ondas possui uma página de doação na plataforma Trackmob, e para acessar é só entrar no site do Ondas (https://www.projetoondas.org.br/).
 

O Projeto Ondas conta também com o apoio de empresas para continuar a se desenvolver como organização social e manter os programas integrados de desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
 

Para saber mais, entre em contato pelo email parcerias@projetoondas.org.br.