ZELADORIA

Ação da Prefeitura de São Vicente retira 378 toneladas de resíduos das ruas de São Vicente

O descarte irregular de materiais sólidos em recursos hídricos, como canais e córregos, pode acarretar diversos prejuízos ao entorno

11/02/2025 - terça às 09h47
Serviço foi realizado no último sábado no Humaitá e Parque Continental - Divulgação

No último sábado (8), ocorreu mais um mutirão de limpeza organizado pela Subprefeitura da Área Continental (SUPAC) e a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), no qual foram retiradas cerca de 378 toneladas de entulho entre o Humaitá e o Parque Continental. Diversos tipos de materiais orgânicos, recicláveis e não recicláveis foram removidos em 27 viagens realizadas ao longo do dia.

Mesmo com as atividades recorrentes da SUPAC e SESP para a despoluição de determinadas regiões onde o acúmulo de lixo compromete a qualidade de vida da população, vale ressaltar que a conservação dos espaços públicos é responsabilidade tanto do poder público quanto da população que utiliza o local.

O descarte irregular de materiais sólidos em recursos hídricos, como canais e córregos, pode acarretar diversos prejuízos ao entorno. A contaminação se manifesta de várias maneiras, desde a poluição visual até alterações químicas e biológicas na água. Locais com esse tipo de acúmulo, durante períodos de chuva, dificultam o curso das águas, provocando enchentes e alagamentos, que eventualmente podem gerar tragédias.
Mais do que apenas um problema de poluição visual, o descarte irregular em vias públicas causa transtornos à mobilidade, mau cheiro e proliferação de vetores de doenças, podendo resultar em danos à saúde dos moradores e ao meio ambiente.

Para realizar o descarte corretamente, recomenda-se, primeiramente, a separação entre os recicláveis (plástico, metal, vidro e papel) e os não recicláveis (fraldas, fronhas, travesseiros etc.). Após essa separação, deve-se procurar um centro de reciclagem ou Ecoponto para os materiais reutilizáveis e, no caso de pequenas quantidades de não reutilizáveis, aguardar a coleta domiciliar. Para resíduos de grande volume, recomenda-se utilizar o serviço da prefeitura denominado Cata-treco.

CATA-TRECO
Mediante agendamento prévio, o serviço do Cata-treco realiza gratuitamente a retirada em domicílio e o descarte correto de materiais como móveis velhos e eletrodomésticos. Para entulhos de construção civil, a prefeitura recolhe até 1m³ (metro cúbico).