Rui De Rosis Jr. será o líder da Oposição na Câmara de Santos
Escolha do integrante do PL para a função não foi bem aceita pelos vereadores do PT e PSOL
07/02/2025 - sexta às 02h45Falta de sintonia
O vereador de Santos Rui De Rosis Jr. (PL) será o líder da Oposição no Legislativo. Essa decisão foi confirmada na sessão de ontem da Câmara, após uma intensa discussão sobre o tema que envolveu até mesmo integrantes da base aliada do prefeito Rogério Santos (Republicanos). Marcos Caseiro (PT) tinha a intenção de exercer essa função na Casa de Leis, mas desistiu, dando fim ao impasse.
Água e vinho
Débora Camilo (PSOL) argumentou que PT e PSOL não podem estar ao lado do PL, devido às diferenças ideológicas. Ela adiantou que os três vereadores que fazem parte desses partidos de esquerda - o terceiro é Chico Nogueira (PT) - não serão representados por alguém do PL que esteja na liderança da Oposição.
Incômodo
Durante a discussão sobre o tema, Caseiro chegou a mencionar que o PL fez parte do governo no primeiro mandato de Rogério (2021-2024) e que Rui foi presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais (Iprev). O integrante do partido de direita ficou incomodado com a fala do petista ao dizer que essa era a segunda vez que o petista fazia essa menção para desqualificá-lo como opositor à atual gestão.
Troca de farpas
"Eu poderia mencionar que o Caseiro estava colado ao prefeito durante a pandemia de covid-19", rebateu Rui. Essa fala também irritou o vereador da legenda da estrela vermelha, que reagiu da seguinte forma: "você está falando bobagem. Me respeita! Você está maluco? (...) Sou médico concursado, passei em primeiro lugar. Estava lá ajudando a minha cidade por solicitação do prefeito. Já você tinha um cargo de confiança".
Agora vai
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 21 a retomada do julgamento da ação que pede o indeferimento do registro da candidatura do empresário Paulinho Wiazowski (PP), o nome mais votado para a Prefeitura de Mongaguá nas eleições do ano passado. Em dezembro, o ministro André Mendonça acolheu o pedido por entender que o político estaria inelegível, pois a Câmara reprovou as contas de 2012 do Executivo, último ano da gestão de Paulinho. Diante dessa situação, o presidente do Legislativo, Luiz Berbiz de Oliveira (União), está governando interinamente a Cidade.
Plenária eletrônica
Os rumos do Executivo de Mongaguá serão definidos no plenário virtual. As sessões são realizadas semanalmente, sempre a partir da 0 hora de sexta-feira, quando começa a contagem do prazo para a manifestação dos magistrados por meio do voto. Os ministros do TSE têm cinco dias úteis para tomarem a decisão, ou seja, até o dia 27.
Riscos
Segundo a corte, qualquer um dos integrantes da corte pode pedir destaque para um processo eletrônico. Nesses casos, ocorrerá a suspensão da tramitação eletrônica e o caso terá de ser julgado em uma sessão plenária ordinária, que é realizada às terças-feiras, a partir das 19 horas, e às quintas-feiras, às 10 horas.
Novo líder
O prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD), definiu que o vereador Kaio Lima (Republicanos) é o líder do Governo na Casa. O anúncio foi feito na última quarta-feira, durante a sessão do Legislativo.
Sintonia fina
Atual presidente do partido no Município, Lima trabalhou ao lado de Bernardo e exerceu o cargo de secretário de Governo durante a segunda gestão do ex-chefe do Executivo Luiz Maurício (PSD - 2021/2024).
Ministro em Peruíbe
O ex-governador e atual ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), participará amanhã, a partir das 16 horas, das atividades do Espaço Empreendedor, em Peruíbe. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a pasta do Governo Federal, esse evento está sendo realizado aos finais de semana na Avenida Mário Covas Junior, 204, Parque Turístico.
Trabalho em equipe
Uma das atrações da programação é a palestra sobre liderança e gestão, que será ministrada pelo empresário e ex-jogador de futebol Diego Ribas, que foi revelado pelo Santos e teve passagens de destaque pelo Flamengo, Porto (Portugal) e Werder Bremen (Alemanha). Ele falará como é possível cada um assumir o papel de protagonista, influenciando os integrantes da equipe.
Olhar especial para MEIs
Para fechar a programação de sábado, o ex-vereador de Itanhaém e diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Marcelo Strama, fará uma explanação sobre as novas políticas públicas e as linhas de crédito especiais para (MEIs) e microempresas.