Sebrae elabora projeto para potencializar as vocações da Baixada Santista
Intitulado Cidade Empreendedora Azul, esse programa está sendo apresentado aos prefeitos da região e permite cinco possibilidades de ação nas cidades em parceria com a instituição
03/02/2025 - segunda às 02h30Fortalecimento da economia regional
Com o objetivo de ajudar os municípios da Baixada Santista a fortalecer as vocações econômicas e promover o desenvolvimento territorial sustentável e integrado, o escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) elaborou o projeto Cidade Empreendedora Azul. Essa iniciativa está sendo apresentada de forma gradual aos prefeitos locais.
Chance de ouro
"Já conversei com quatro prefeitos e a recepção a esse novo projeto tem sido muito positiva. Nossa intenção é transformar o poder público em um agente estratégico no desenvolvimento sustentável e socioeconômico dos municípios. Estamos oferecendo cinco possibilidades de ação pelo Sebrae", afirmou o gerente regional da instituição, Marco Aurélio Rosas, em entrevista exclusiva concedida à coluna na última segunda-feira.
Preparando as novas gerações
Uma das cinco vertentes mencionadas é a educação empreendedora, que é uma capacitação voltada para educadores e estudantes da rede municipal do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, inclusive com o fornecimento de material preparado pelo Sebrae. O segundo ponto refere-se à inclusão produtiva, com a inserção de pessoas de alta vulnerabilidade social no mercado de maneira sustentável. Outro aspecto está relacionado ao desenvolvimento de projetos de turismo e economia criativa.
Ambiente favorável para negócios
O programa Cidade Empreendedora Azul também abrange mais dois pilares. Um deles é o desenvolvimento do empreendedorismo e startups voltado a jovens, com a apresentação de desafios para esse público, resultando em ideias inovadoras de negócios. O quinto item abrange o desenvolvimento de políticas públicas, com o objetivo de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo. "Se o prefeito tiver, por exemplo, uma necessidade específica de consultoria em qualquer área, ele vai poder ter esse suporte via Sebrae", destacou Rosas.
De volta ao Turismo
Após ter deixado o cargo de diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), o jornalista Luiz Dias Guimarães foi nomeado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) como um dos assessores do gabinete do secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa. Guimarães já foi titular dessa pasta.
Exemplo positivo
A Universidade São Judas Tadeu - Campus Unimonte recebeu das mãos da secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos de Santos, Nina Barbosa, o Selo Santos da Diversidade. Trata-se de um reconhecimento a empresas e organizações que adotam boas práticas de valorização e contratação do público LGBT+, além de ações que conscientizam sobre o combate à LGBTfobia.
Esperança na juventude
A cerimônia de condecoração ocorreu na última quarta-feira, quando foi celebrado o Dia da Visibilidade Trans. Essa atividade fez parte do evento “Transform(A)ção: Vivências Trans”. Promovido pelo Conselho Municipal de Políticas LGBT+ de Santos, o evento reuniu mais de 200 jovens aprendizes no auditório da instituição de Ensino Superior. "Vocês, jovens, são os principais instrumentos da nossa sociedade para que possamos viver cada vez mais em um mundo onde o respeito seja o principal ingrediente", destacou Nina.
Boa impressão
A advogada Larissa Carolina Silva Paz, que comandou a pasta de abril a dezembro do ano passado, está de volta à secretaria como coordenadora de Políticas para a Mulher. Ela já foi presidente da Comissão da Mulher Advogada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Santos.
Novo olhar
O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB), revogou o Decreto 8.162/2024, que proibia o manuseio, a instalação, a utilização, a queima e a soltura de fogos com ou sem estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos no calçadão das praias e da orla, ruas, avenidas e praças. Esse decreto havia sido assinado pela ex-chefe do Executivo Raquel Chini (Republicanos) em 27 de dezembro do ano passado.