POLÍTICA

Paulo Alexandre Barbosa é eleito membro da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Entre os 513 deputados federais do país, o deputado está entre o seleto grupo de 11 parlamentares que compõem a Mesa

02/02/2025 - domingo às 15h03

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) foi eleito, com 371 votos, um dos membros da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no biênio 2025-2026. A vitória reafirma o seu protagonismo neste primeiro mandato como deputado federal e evidencia a atuação de destaque que o parlamentar já exerce em Brasília, à frente de uma série de temas relevantes para o País e para a Baixada Santista, como o Túnel Santos-Guarujá, o Porto de Santos e o Aeroporto de Guarujá.

"É uma felicidade poder trazer essa vitória para a nossa Região. Fazer parte da Mesa Diretora dobra nossa responsabilidade em Brasília, pois estaremos no centro dos debates e discussões mais importantes para o nosso País. Ao lado do presidente Hugo Motta e dos demais membros, vou me empenhar diariamente para seguir entregando um trabalho de excelência, honrando cada voto depositado em nosso trabalho", afirmou Paulo Alexandre Barbosa.

Fazer parte da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados é uma posição de grande relevância, pois o grupo possui papel estratégico nas tomadas de decisões que impactam diretamente o funcionamento do Parlamento e a democracia do país. A função proporciona grande visibilidade nacional ao parlamentar que a ocupa e às pautas que defende, pois este influencia diretamente na definição das prioridades legislativas, gestão de recursos e representatividade política. Com essa conquista, os deputados fortalecem sua atuação e ampliam sua base de apoio, reforçando seu compromisso com o interesse público.

Atualmente, a Mesa é formada por apenas 11 dos 513 deputados, e é responsável pela organização dos trabalhos legislativos e administração da Casa. É composta pelo presidente, que será o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), dois vice-presidentes, quatro secretários, cada um com uma função específica, e quatro suplentes. 

MUITO TRABALHO E RESULTADOS EFETIVOS EM DOIS ANOS

Apesar de estar em seu primeiro mandato como deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa já se destaca como uma das principais lideranças parlamentares por sua forte articulação e efetividade em pouco tempo de mandato. A atuação é reconhecida pelos eleitores e colegas de Legislativo, que em 2023 lhe concederam duas das mais importantes presidências do Congresso: da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN) e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) - o primeiro parlamentar da Baixada Santista a alcançar este feito.

Hoje, o deputado é vice-presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) e presidente de duas frentes parlamentares, com o apoio de mais de 200 deputados federais e senadores: a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS) e a Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA) - esta última eleita, pelo Ranking dos Políticos, a 5ª mais relevante entre as 309 frentes parlamentares existentes no Congresso. Não à toa, Barbosa se destaca pela forte atuação na defesa do setor de infraestrutura de transportes, e vem trabalhando incansavelmente para transformar Santos, sua cidade-natal, no principal hub logístico do País, trazendo desenvolvimento às nove cidades da Baixada Santista.

Pelo Ranking dos Políticos, Paulo também foi agraciado, por dois anos consecutivos, com o Prêmio Excelência Parlamentar, concedido anualmente pela instituição aos melhores congressistas com base em critérios como combate à corrupção, redução de privilégios e eficiência no uso de recursos públicos. Em 2024, Barbosa figurou em ótimas posições no Ranking: repetiu o feito de 2023, ficando em 1º entre os quatro deputados federais da Baixada Santista, e conquistou a 8ª posição entre os 70 representantes do Estado de São Paulo, além do 30º lugar entre os 513 parlamentares de todo o Brasil. 

Em mais de 25 anos de trajetória, Paulo Alexandre acumula experiência no Legislativo e no Executivo, tendo sido eleito prefeito de Santos (SP) e deputado estadual por São Paulo, ambos por duas vezes consecutivas. Foi também secretário de Estado de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo, e adjunto da Secretaria de Educação paulista.