GCM de São Vicente é reforçada com novo armamento e entrega de coletes balísticos
Nesta sexta (24), corporação forma 35 novos agentes para integrar efetivo
23/01/2025 - quinta às 15h19O aniversário de São Vicente passou, mas os presentes continuam chegando. Na manhã desta quinta-feira (23), a Prefeitura entregou, no Centro de Controle Operacional (CCO), quase 60 novos armamentos (55 pistolas e quatro carabinas), 50 coletes balísticos e sprays de pimenta para reforçar o trabalho ostensivo e de autodefesa da Guarda Civil Municipal (GCM). Os equipamentos foram adquiridos através de parceria entre a Administração Municipal e o deputado estadual Caio França.
A aquisição já contemplará os 35 novos agentes da Guarda, que, a partir desta sexta-feira (24), passam a integrar o efetivo, buscando intensificar ainda mais o trabalho preventivo.
A entrega dá sequência a uma série de investimentos realizados pela gestão municipal visando ampliar e qualificar os mecanismos de trabalho dos agentes e, consequentemente, fortalecer a segurança do cidadão. Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura entregou um sistema de monitoramento inédito na Cidade (CCO), adquiriu radiocomunicadores para a corporação, habilitou o porte institucional de arma de fogo para a GCM e inaugurou uma nova base no Centro para a Guarda, mais moderna e equipada.
O Prefeito Kayo Amado recordou o cenário no qual encontrou a segurança pública do Município, e ressaltou a importância das entregas para que os profissionais possam exercer seus trabalhos com dignidade. "Se a gente pensar em tudo que já foi feito nesses quatro anos, vamos perceber a dimensão do avanço. Colocamos a segurança pública de São Vicente no século XXI. Centro de monitoramento, radiocomunicadores, coletes e mais armamento para a nossa Guarda. Amanhã formaremos os 35 novos agentes. Tudo para fortalecer o apoio ao Estado na segurança pública e intensificar o trabalho preventivo".
O comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes, destaca a importância dessas novas aquisições para a atuação das forças de segurança. "Agradeço demais ao Prefeito e ao Deputado por esse olhar cuidadoso para a Guarda. Nunca se olhou tanto para o nosso trabalho como nos últimos anos. Isso é fundamental para que o agente possa sair de casa ciente de que possui o melhor à disposição para defender a honra do cidadão".
"É um conjunto pensado para coroar nossa corporação com a entrega desses equipamentos. Capacitamos cada um dos novos agentes que irão integrar o efetivo, e, agora, esses profissionais já terão à disposição o equipamento necessário", explica o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.
"A GCM de São Vicente está atuando praticamente como uma terceira polícia na Cidade. Nossa Guarda atua no combate ao tráfico, auxílio ao munícipe e na defesa do cidadão. Quando o senhor assumiu, Prefeito, uma das promessas de campanha era o olhar para a segurança pública. Seu trabalho tem corroborado cada vez mais para isso", enfatiza o delegado da Polícia Civil, Marcos Alfino.
Formatura agentes - Nesta sexta-feira (24), a partir das 10h, o efetivo da GCM-SV será ampliado com a formatura de 35 novos profissionais, que, previamente, passaram por amplo treinamento e simulações para que possam integrar o efetivo da Guarda. A cerimônia de formatura dos agentes será no Ilha Porchat Clube (Alameda Paulo Gonçalves, 66 - Itararé).