12ª edição do Rio Santos Bossa Fest inicia neste sábado 25 na Pinacoteca Benedicto Calixto
Com o tema Bossa Nova Novíssima, o início do festival irá homenagear o Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova, a partir das 15h. A entrada é gratuita
21/01/2025 - terça às 17h00Neste sábado (25), a Pinacoteca Benedicto Calixto será palco da 12ª edição do Rio Santos Bossa Fest, um festival que celebra o Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova. O evento, que também acontece nos dias 26 e 31 de janeiro, e 1º e 2 de fevereiro, faz parte do 6º Festival Porto Cidade e tem como tema a Bossa Nova Novíssima, propondo uma fusão de ritmos como o samba, MPB e o tango.
A abertura do evento, marcada para às 15h no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto, começa com um bate-papo com as Maestras Maria Andrezza e Cristina (Tina), que transformaram suas vidas por meio da música, e Rosinha, maestra do Coral do Projeto Esculpir.
Às 17h, será a vez da Camerata de Violões e do Coral do Projeto Esculpir - iniciativas sociais adotadas pelo Rio Santos Bossa Fest - subirem ao palco. Já às 19h, o jovem paulistano Will Santt, de 22 anos, inicia sua apresentação, trazendo uma performance que mistura o ritmo suave da Bossa Nova com toques percussivos e rítmicos da música afro-brasileira. Com turnês pelo Brasil e Europa, Will se destaca no cenário contemporâneo, conquistando fãs ao redor do mundo.
No domingo (26), o Tango na Bossa invade o Salão Nobre da Pinacoteca, a partir das 17h, com o grupo internacional Tango Revirado. A mistura dos tangos argentino e uruguaio promete animar o público. O trio, composto por Martín Lima no bandoneon, Facundo Estefanell no baixo e Marcio Sanchez no violino, é referência nos bailes e concertos de tango pelo país e no exterior.
Já na sexta-feira (31), o local será palco dos Clássicos na Bossa e MPB na Bossa, com Cida Duarte e Vitor Rodrigues, voz e piano, às 18h. A artista se destaca pela versatilidade e ampla extensão de voz que caminha entre a música popular brasileira e a erudita. Já o músico, que domina o instrumento desde os 8 anos, é referência no piano e já se apresentou em grandes palcos da Baixada Santista.
O Filó Machado Trio encantará o tradicional casarão branco às 19h, com canções que homenageiam grandes compositores como Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Filó Machado e Felipe Machado, serão acompanhados por um pianista convidado.
Bossa e Carnaval no Centro de Santos
Em fevereiro, a 12ª edição do Santos Bossa Fest vai às ruas, com apresentações no Largo Valongo, em frente ao Museu Pelé, no Centro Histórico de Santos. No sábado, 1º de fevereiro, o público poderá conferir o Samba Jazz na Bossa, com a Camerata de Violões e o Coral do Projeto Esculpir que encantam os espectadores a partir das 16h, seguido pelo
Bossa Brazillis Trio, composto por Giba Estebez no piano, Victor Riccelli na bateria e Airton Fernandes no contrabaixo, que interpretarão grandes sucessos dos tradicionais trios famosos nos anos 60, às 17h.
O festival se encerra no domingo (2), marcando as comemorações do aniversário do Porto de Santos, como parte do 6º Festival Porto Cidade, com o Samba na Bossa – Carnaval na Bossa. A festa começará às 15h com o grupo Feitiço, formado pelos irmãos Luizinho e Sandro, trazendo a união do samba tradicional com os clássicos da bossa nova, seguido pelo Bloco Unidos do Swing, o coletivo cultural reconhecido no país por mesclar música, dança e circo com uma proposta estética acústica e interativa, às 17h. O festival será encerrado com um grande cortejo de confraternização entre público e os artistas.
A 12ª edição do Rio Santos Bossa Fest, evento oficial do 6º Festival Porto Cidade, patrocinado pela Autoridade Portuária de Santos, entidade vinculada ao Governo Federal, se afirma como um dos maiores e mais esperados festivais culturais da região.
Para Cássio Laranja, produtor musical do festival, a iniciativa de levar o gênero musical para as ruas e conectar a nova geração reflete o esforço do festival em aproximar a tradição da música brasileira de um público jovem e plural, em um ambiente acessível e dinâmico. "Queremos mostrar a Bossa Nova como uma linguagem que se reinventa e dialoga com outras influências, trazendo para as ruas a energia do gênero e integrando as novas gerações ao seu ritmo", afirma Cássio Laranja.
Sobre o Rio Santos Bossa Fest
Desde sua estreia em 2014, o 12º Rio Santos Bossa Fest se tornou um dos eventos mais esperados do calendário cultural de Santos, reunindo mais de 100 artistas, entre grandes nomes e novos talentos. Criado pela Lei Municipal nº 2.972/2014, que instituiu a Semana da Bossa Nova, o festival se consolidou como um verdadeiro símbolo da música brasileira e da cultura da Baixada Santista. Com um formato de qualidade, o evento torna a cultura mais acessível ao público, potencializa a economia local e ajuda a formar novos admiradores das artes, sempre com muito ritmo e alegria.
12º Rio Santos Bossa Fest
Quando: 25, 26 e 31 de janeiro/ 01 e 02 de fevereiro
Horários:
25/01 - a partir das 15h
26/01 - a partir das 17h
31/01 - a partir das 18h
01/02 - a partir das 16h
02/02 - a partir das 15h
Ingressos: Entrada Gratuita
Endereços : Pinacoteca Benedicto Calixto - Av. Bartholomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos-SP / Largo Valongo - em frente ao Museu Pelé, Centro, Santos-SP.